Mostrar registro simples

dc.creatorRodrigues, Marcella Nunes
dc.date.accessioned2023-07-10T15:46:27Z
dc.date.available2023-07-10T15:46:27Z
dc.date.issued2020-02-03
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29662
dc.description.abstractThe thesis presents the master’s degree research developed in the Postgraduate Program in Visual Arts, Arts and Letters Center of the Federal University of Santa Maria (UFSM) in Visual Poetics in Contemporary Art. The investigation is inserted in the line of Art and Culture. The study’s objective consisted in the creation of performances that discuss the entry of technology in relationships, specifically, in the heterosexual affective relations. The preference for the Performatic Art artistic language unfolded because it’s a phenomenon that encompasses art, body, and communication, being characterized by the immersion in overt and latent social issues. The theorists Goldberg (2006) and Taylor (2011) supported and consolidated the performatic actions in their theoretical-practical aspects. Concerning the affective relationships and their transformations in the contemporary world, the author Bauman (2011) consolidated the research with his liquid approach. The affective relations studied through their new configuration grounded in the use of technological devices that build what Santaella (2003) calls cyberculture. The methodological procedures looked to engage with anthropology in what regards the field research, subsidized by an autoetnographic bias discussed from the authors Fortin (2009) and Versiani (2002). In this context, the performances Estás Rochas, Excesso, Pedras e Dores, Fios Condutores, Quando começa uma Performance?, and Cama de estar were created, which the creation processes are exposed throughout the dissertative text. Thus, a path was built to question the chosen issue through a poetic composed by a series of performances that encompass the social and cultural modifications that the heterosexual affective human relations are suffering in the last decades.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectArte contemporâneapor
dc.subjectArte e Culturapor
dc.subjectArtes visuaispor
dc.subjectPerformancepor
dc.subjectAutoetnografiapor
dc.subjectContemporary arteng
dc.subjectArt and cultureeng
dc.subjectVisual artseng
dc.subjectPerformanceeng
dc.subjectAutoetnographyeng
dc.titleUma poética em performance arte: as relações afetivas atravessadas pela ciberculturapor
dc.title.alternativeA poetics in performartic art: the affective relations crossed through cybercultureeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA dissertação apresenta a pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Artes Visuais, Centro Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em Poéticas Visuais na Arte Contemporânea. A investigação está inserida na linha de Arte e Cultura. O objetivo do estudo constituiu-se da criação de Performances que discutem a entrada da tecnologia nos relacionamentos, especificamente, nas relações afetivas heterosexuais. A preferência pela linguagem artística Performance Arte deu-se em decorrência desta ser um fenômeno que abrange arte, corpo e comunicação, caracterizando-se pela imersão em questões sociais latentes e manifestas. As teóricas Goldberg (2006) e Taylor (2011) sustentaram e fortaleceram as ações performativas nos seus aspectos teórico-práticos. No que diz respeito aos relacionamentos afetivos e suas transformações no mundo contemporâneo, o autor Bauman (2011) sedimentou a pesquisa com sua abordagem líquida. As relações afetivas foram estudadas a partir de sua nova configuração calcada no uso de dispositivos tecnológicos que constroem o que Santaella (2003) chama de cibercultura. Os procedimentos metodológicos buscaram dialogar com a antropologia no que tange à pesquisa de campo, subsidiada por um viés autoetnográfico discutido a partir das autoras Fortin (2009) e Versiani (2002). Neste contexto, foram criadas as Performances Estás Rochas, Excesso, Pedras e Dores, Fios Condutores, Quando começa uma Performance? e Cama de estar, cujos processos de criação são expostos ao longo do texto dissertativo. Assim, edificou-se um caminho para interpelar a questão escolhida através de uma poética composta por uma série de Performances que abrangeram as modificações sociais e culturais que as relações humanas afetivas heterossexuais vêm sofrendo nas últimas décadas.por
dc.contributor.advisor1Biancalana, Gisela Reis
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0704025010266511por
dc.contributor.referee1Hartmann, Luciana
dc.contributor.referee2Dalla Valle, Lutiere
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8761621990127685por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentArtespor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International