A gestão educacional e a filosofia no município de Constantina (RS)
Resumen
O presente trabalho analisou a relação entre Gestão Escolar e Filosofia em sua reintrodução nas escolas, visualizando dificuldades, experiências e transformações possíveis neste processo. Participaram 05 escolas municipais e 01 escola estadual, através do entendimento de diretores, coordenadores pedagógicos e professores de sala de aula, tendo como base de pesquisa a rede pública de Ensino do Município de Constantina (RS). A pesquisa qualitativa e o estudo de caso constituíram a abordagem metodológica que foi de encontro ao cotidiano das escolas. Para tanto, foi aplicado um questionário com perguntas abertas, analisado através de categorização simples, aproximada da análise de conteúdo. A interpretação das informações suscitaram possibilidades de interpretação e alternativas ao tema da Filosofia e Gestão Educacional. Visualizando as contribuições, se compreende que mesmo tendo uma consciência a respeito da inserção da Filosofia na escola, tem-se grandes dificuldades quanto a legitimação de seu espaço. No entanto, isso não impede sua relação com a Gestão no que se refere a busca por uma educação voltada a formação humana. Pode-se dizer a partir disso, que o trabalho traz bons apontamentos à compreensão da relação Filosofia e Gestão Escolar, contribuindo no entendimento do ato de educar e em suas concepções frente a formação de indivíduos mais críticos. É um primeiro passo frente a um tema pouco abordado, mas que pode render bons frutos.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]