Mostrar registro simples

dc.creatorWollmann, Tiago
dc.date.accessioned2023-08-08T13:22:47Z
dc.date.available2023-08-08T13:22:47Z
dc.date.issued2023-03-31
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29869
dc.description.abstractThe existing green areas in urban spaces become increasingly limited, it is necessary to take advantage of these environments for the development of educational practices in these non-formal teaching spaces. The present research in the Municipal Forest Jary Antônio Linck de Tenente Portela - RS, arises from the need to value this environment as a strategy for the development of scientific knowledge, creating in students the bonds with nature, reinforcing the social role of this public space, stimulating the feeling of belonging in relation to this urban green area. The environment in its context creates stimuli that permeate many sensations and learning, favoring the development of innovative practices, using it as a didactic resource to bring the contents closer to the concepts worked, relating it to the thematic units of the National Common Curricular Base. The objective of the research is to analyze possibilities of using an urban green area for the development and improvement of educational practices in science teaching. The research focuses on the students of the 5th grade, of a Municipal School of Elementary Education of Tenente Portela – RS.The proposed methodology is the qualitative nature, type action-research, the teacher, through the teaching practices that develops, seeks to optimize the teaching of Sciences in this context. The research is organized in two chapters and its actions potentiate the Forest as a non-formal space, followed by theoretical assumptions that guide the development of effective educational practices. Among the activities developed in the Forest, the construction of the terrarium was carried out from the collection of materials such as earth, stones, leaves, small plants, allowing to identify and relate the concepts of the levels of organization of the ecosystem; reading environment in Sciences, through readings of the magazine Ciência Hoje and literary books, in order to recognize the Forest as a place that allows the development of reading practices, perfecting vocabulary, sharpening cognitive, creative and writing potential. From the rescue of memories, it was referred to the memories of the activities developed in the forest, allowing the students to remember the experiences through dynamics of representations of drawings and textual production. The data collected indicate that the Forest is a promising environment to develop contextualized practical activities, integrating the school curriculum with important meanings that will be eternalized in the teaching-learning process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBosquepor
dc.subjectPráticas educativaspor
dc.subjectEspaços não formaispor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectThe woodseng
dc.subjectPractices andductiveseng
dc.subjectAndspaços not formaleng
dc.subjectTeaching thepredictioneng
dc.titlePráticas educativas no ensino de ciências no Bosque Municipal Jary Antônio Linck – Tenente Portela/RSpor
dc.title.alternativeEducational practices in science teaching in the Municipal Forest Jary Antônio Linck – Lieutenant Portela/RSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoAs áreas verdes existentes nos espaços urbanos tornam-se cada vez mais limitadas, há que se aproveitar estes ambientes para o desenvolvimento de práticas educativas nestes espaços não formais de ensino. A presente pesquisa no Bosque Municipal Jary Antônio Linck de Tenente Portela – RS, surge da necessidade de valorização deste ambiente como estratégia para o desenvolvimento de conhecimentos científicos, criando nos alunos os vínculos com a natureza, reforçando o papel social deste espaço público, estimulando o sentimento de pertencimento em relação a esta área verde urbana. O ambiente em seu contexto cria estímulos que permeiam muitas sensações e aprendizados, favorecendo o desenvolvimento de práticas inovadoras, utilizando-o como recurso didático para aproximar os conteúdos aos conceitos trabalhados, relacionando-o as unidades temáticas da Base Nacional Comum Curricular. O objetivo da pesquisa é analisar possibilidades de utilização de uma área verde urbana para o desenvolvimento e aprimoramento de práticas educativas no ensino de Ciências. A pesquisa centra-se nos alunos do 5º ano, de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Tenente Portela – RS. A metodologia proposta é a natureza qualitativa, tipo pesquisa-ação, o professor, por meio das práticas docentes que desenvolve, busca otimizar o ensino de Ciências neste contexto. A pesquisa está organizada em dois capítulos e suas ações potencializam o Bosque como espaço não formal, seguido de pressupostos teóricos que norteiam o desenvolvimento de práticas educativas eficazes. Dentre as atividades desenvolvidas no Bosque, realizou-se a construção do terrário a partir da coleta de materiais como terra, pedras, folhas, plantas de pequeno porte, permitindo identificar e relacionar os conceitos dos níveis de organização do ecossistema; ambiente de leitura em Ciências, por meio de leituras da revista Ciência Hoje e livros literários, no intuito de reconhecer o Bosque como um local que permite o desenvolvimento de práticas de leitura, aperfeiçoando o vocabulário, aguçando o potencial cognitivo, criativo e da escrita. A partir do resgate de memórias, remeteu-se, às lembranças das atividades desenvolvidas no bosque, possibilitando aos alunos relembrar as vivências através de dinâmica de representações de desenhos e produção textual. Os dados coletados indicam que o Bosque é um ambiente promissor para desenvolver atividades práticas contextualizadas, integrando o currículo escolar com significados importantes que serão eternizados no processo ensino-aprendizagem.por
dc.contributor.advisor1Sepel, Lenira Maria Nunes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9187175270021411por
dc.contributor.referee1Goldschmidt, Andréa Inês
dc.contributor.referee2Vestena, Rosemar de Fátima
dc.creator.Lattesxxxxpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducação em Ciênciaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International