A participação da gestão escolar na construção do projeto político pedagógico
Resumo
O objetivo principal deste estudo foi analisar a estrutura e os mecanismos de
implementação da gestão democrática a partir da reflexão conjunta dos aspectos
teóricos-práticos da administração escolar. A gestão democrática da educação
vem possibilitar a democratização do acesso e a permanência das crianças e
jovens nas escolas, a valorização do profissional da educação e a educação de
qualidade para todos, através da organização da sociedade e do aprofundamento
da cidadania. A metodologia escolhida foi a pesquisa bibliográfica e de campo do
tipo qualitativa, sendo que os principais autores investigados foram Saviani (2000)
, Libaneo (1995), Gadotti (1995, 1998, 2005), dentre outros. Segundo literatura
pertinente, a participação efetiva e consciente dos segmentos que constituem a
comunidade escolar é condição para o desenvolvimento de esforços, ações e
programas que visem à cidadania. Dessa forma, a gestão democrática, conduzida
e coordenada pelo gestor, deve ser sustentada por um projeto pedagógico,
elaborado e implementado por todos os envolvidos. Esse processo deve
fundamentar-se nos princípios que garantam a igualdade e participação. Deverá
incentivar e assegurar a mobilização no sentido de possibilitar a expressão de
suas idéias, e que as mesmas possam ser discutidas e consideradas no momento
da decisão coletiva. A pesquisa de campo foi desenvolvida em uma escola pública
municipal e envolveu pais, e professores. A análise dos dados evidenciou um
misto de contradições, avanços, recuos, esforços na tentativa de realização de
uma gestão democrática no âmbito escolar. Procurarmos dar substância à
argumentação verificando na prática como os mecanismos de intervenção efetiva
da comunidade no dia-a-dia escolar estão sendo postos em prática, o que nos
permitiram enxergar muitas contradições entre o que se apregoa no discurso e o
que se realiza no cotidiano. Não obstante, encontraram-se iniciativas importantes
que apontam para a construção democrática no interior da escola pesquisada.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]