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dc.contributor.advisorDEMARCO, GIULIANO
dc.creatorDella Rosa, Felipe Perozzi
dc.date.accessioned2023-08-11T11:47:31Z
dc.date.available2023-08-11T11:47:31Z
dc.date.issued2023-07-14
dc.date.submitted2023
dc.identifier.citationDELLA ROSA, F. P. Projeto conceitual de scramjets para voo hipersônico e análise comparativa da influência do número de rampas no desempenho do motor. 2023. 81 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29895
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia Aeroespacial, RS, 2023.por
dc.description.abstractMaintaining hypersonic flight has always been a major challenge for aerospace engineering, such as designing structures that can withstand high pressures and temperatures, or propulsive elements capable of generating thrust in such a situation. The scramjet technology presents itself as a possible strategy that allows flights at speeds greater than five times the speed of sound, such technology dispenses the need for compressors, shafts and turbines, all its operation occurs from the variations of the flow properties. The present work then seeks to design two scramjets that are capable of operating at 32 km altitude at Mach 8. The first model has only a single ramp in the compression section and the second model has five ramps in the compression section. It was noted that the five-ramp model has a higher efficiency and was able to generate more thrust, but the simplicity of manufacturing in the single-ramp model can be a great advantage in the development of the project.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectHipersônicapor
dc.subjectScramjetseng
dc.subjectEscoamentos Compressíveispor
dc.subjectPropulsão Aeroespacialpor
dc.subjectOndas de Choquepor
dc.subjectHypersonicseng
dc.subjectCompressible Flowseng
dc.subjectAeroespace Propulsioneng
dc.subjectShock Waveseng
dc.titleProjeto conceitual de scramjets para voo hipersônico e análise comparativa da influência do número de rampas no desempenho do motorpor
dc.title.alternativeConceptual design of scramjets for hypersonic flight and comparative analysis of the influence of the number of ramps on engine performanceeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationEngenharia Aeroespacialpor
dc.description.resumoManter um voo em regime hipersônico sempre foi um grande desafio para a engenharia aeroespacial, como dimensionar estruturas que suportem elevadas pressões e temperaturas, ou elementos propulsivos capazes de gerar empuxo em tal situação. A tecnologia scramjet se apresenta como uma possível estratégia que permite voos a velocidades maiores do que cinco vezes a velocidade do som, tal tecnologia dispensa a necessidade de compressores, eixos e turbinas, todo seu funcionamento ocorre a partir das próprias variações das propriedades do escoamento. O presente trabalho busca então dimensionar dois scramjets que sejam capazes de operar a 32 km de altitude a Mach 8. O primeiro modelo conta com apenas uma única rampa na seção de compressão e o segundo modelo com cinco rampas na seção de compressão. Notou-se que o modelo com cinco rampas apresenta uma maior eficiência e foi capaz de gerar mais empuxo, porém a simplicidade de manufatura no modelo de uma única rampa pode se apresentar como uma grande vantagem no desenvolvimento do projeto.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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