dc.contributor.advisor | DEMARCO, GIULIANO | |
dc.creator | Della Rosa, Felipe Perozzi | |
dc.date.accessioned | 2023-08-11T11:47:31Z | |
dc.date.available | 2023-08-11T11:47:31Z | |
dc.date.issued | 2023-07-14 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.citation | DELLA ROSA, F. P. Projeto conceitual de scramjets para voo hipersônico e análise comparativa da influência do número de rampas no desempenho do motor. 2023. 81 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29895 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia Aeroespacial, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | Maintaining hypersonic flight has always been a major challenge for aerospace engineering,
such as designing structures that can withstand high pressures and temperatures, or
propulsive elements capable of generating thrust in such a situation. The scramjet technology
presents itself as a possible strategy that allows flights at speeds greater than five
times the speed of sound, such technology dispenses the need for compressors, shafts and
turbines, all its operation occurs from the variations of the flow properties. The present work
then seeks to design two scramjets that are capable of operating at 32 km altitude at Mach
8. The first model has only a single ramp in the compression section and the second model
has five ramps in the compression section. It was noted that the five-ramp model has a
higher efficiency and was able to generate more thrust, but the simplicity of manufacturing
in the single-ramp model can be a great advantage in the development of the project. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Hipersônica | por |
dc.subject | Scramjets | eng |
dc.subject | Escoamentos Compressíveis | por |
dc.subject | Propulsão Aeroespacial | por |
dc.subject | Ondas de Choque | por |
dc.subject | Hypersonics | eng |
dc.subject | Compressible Flows | eng |
dc.subject | Aeroespace Propulsion | eng |
dc.subject | Shock Waves | eng |
dc.title | Projeto conceitual de scramjets para voo hipersônico e análise comparativa da influência do número de rampas no desempenho do motor | por |
dc.title.alternative | Conceptual design of scramjets for hypersonic flight and comparative analysis of the influence of the number of ramps on engine performance | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Engenharia Aeroespacial | por |
dc.description.resumo | Manter um voo em regime hipersônico sempre foi um grande desafio para a engenharia
aeroespacial, como dimensionar estruturas que suportem elevadas pressões e temperaturas,
ou elementos propulsivos capazes de gerar empuxo em tal situação. A tecnologia
scramjet se apresenta como uma possível estratégia que permite voos a velocidades maiores
do que cinco vezes a velocidade do som, tal tecnologia dispensa a necessidade de
compressores, eixos e turbinas, todo seu funcionamento ocorre a partir das próprias variações
das propriedades do escoamento. O presente trabalho busca então dimensionar
dois scramjets que sejam capazes de operar a 32 km de altitude a Mach 8. O primeiro modelo
conta com apenas uma única rampa na seção de compressão e o segundo modelo
com cinco rampas na seção de compressão. Notou-se que o modelo com cinco rampas
apresenta uma maior eficiência e foi capaz de gerar mais empuxo, porém a simplicidade
de manufatura no modelo de uma única rampa pode se apresentar como uma grande vantagem
no desenvolvimento do projeto. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |