Análise comparativa do processo avaliativo desenvolvido nas disciplinas de Matemática em escolas do município de Júlio de Castilhos
Abstract
O presente trabalho tem como objetivo principal relatar acerca das concepções dos
professores de matemática no que diz respeito ao processo avaliativo. Através de uma
pesquisa realizada em escolas do município de Júlio de Castilhos, tanto da rede pública
como da rede privada, buscou-se conhecer os métodos do processo avaliativo de cada
escola, se estes estão de acordo com as respectivas propostas do Projeto Político
Pedagógico e, ainda, se estão em harmonia com as diretrizes previstas nos Parâmetros
Curriculares Nacionais. Trata-se de uma análise comparativa entre as concepções dos
professores a respeito do processo avaliativo frente ao que versa o Projeto Político
Pedagógico da escola e também os PCNs. Optou-se por uma metodologia comparativa,
descritiva e qualitativa, cujos instrumentos de pesquisa foram a análise do PPP e dos
PCNs e um questionário composto por quatro questões abertas aplicado a onze
professores de matemática. O primeiro capítulo traz algumas concepções sobre
avaliação, bem como as principais classificações estabelecidas pelos autores Cipriano
Luckesi, Marta Kohl de Oliveira e José Carlos Libâneo quanto ao tipo do processo
avaliativo, critérios e objetivos. O capítulo seguinte destina-se a apresentar o tema
avaliação segundo a visão dos Parâmetros Curriculares Nacionais, quais as formas
previstas, quais os melhores métodos, dando ênfase ao processo avaliativo na
disciplina da Matemática e à importância da avaliação na perspectiva social. O terceiro
capítulo explora a metodologia utilizada no trabalho, assim como as razões pelas quais
se optou pela pesquisa qualitativa. O último capítulo traz a análise dos resultados,
ressaltando as principais semelhanças e divergências constatadas no decorrer da
investigação, conforme foram sendo comparados os documentos citados. Por fim, serão
apresentadas algumas considerações finais, reflexões sobre o assunto trabalhado e
idéias que se ratificaram.
Collections
- Educação Matemática [27]