''Em defesa do lobo mau ..." : uma oficina de educação ambiental aos alunos com altas habilidades/superdotação
Resumen
A presente monografia tem como principal objetivo promover atividades
interdisciplinares através da Educação Ambiental aos alunos com Altas
Habilidades/Superdotação participantes de um Grupo de Interesse do PIT – Programa de
Incentivo ao Talento da UFSM através da Oficina “Em Defesa do Lobo Mau...”. Para tanto, a
metodologia utilizada é a Pesquisa-Ação, visto que para que se desenvolvesse a oficina, em
primeiro momento – no ano de 2009 – foi realizada uma pesquisa através da qual podemos
perceber os conhecimentos prévios e interesses de pesquisa, dentro da temática da Educação
Ambiental, dos alunos do PIT. Após esta pesquisa, foi desenvolvida a ação de Educação
Ambiental – no ano de 2010 – dentro do Grupo de Interesse em Educação Ambiental do PIT
com a oficina “Em Defesa do Lobo Mau...”. Desta forma, os resultados esperados foram
apresentados desde a criação da oficina até a apresentação da mesma, na forma de teatro de
fantoches. Além das discussões referentes ao Lobo (enquanto animal e personagem) outras
pertinentes foram desenvolvidas pelos alunos como: hábitos ambientalmente corretos,
alimentação inadequada, preservação do meio ambiente, poluição, entre outros. Portanto, por
apresentarem grande envolvimento com as tarefas, habilidade a cima da média e criatividade,
os alunos com Altas Habilidades/Superdotação, especificamente, os que apresentam a
inteligência Naturalista/Ecológica em destaque, por demonstrarem um potencial elevado nesta
área, podem contribuir com a promoção da Educação Ambiental tanto nos ambientes
escolares quanto nos ambientes familiares e entre os pares.
Colecciones
- Educação Ambiental [191]