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dc.contributor.advisorTorres, Camila dos Santos
dc.creatorPassos, Héric Gervasoni dos
dc.date.accessioned2023-08-21T18:45:08Z
dc.date.available2023-08-21T18:45:08Z
dc.date.issued2023
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30011
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Cachoeira do Sul, Curso de Engenharia Mecânica, RS, 2023.por
dc.description.abstractThe production process of machinery aimed at agricultural activities requires that the execution of manufacturing factors can be operated and managed with the best operational excellence. Due to the significant increase in demand for agricultural machinery during the COVID-19 pandemic, linked to the reduction in the availability of raw materials, highlighted the need for a management system that works on the continuous improvement of processes and that meets the specific requirements of the client. The quality of a product to be sold directly influences customer satisfaction and perception from the supplier organizational point of view. Quality tools, such as the Pareto Diagram and Ishikawa Diagram and corrective actions in conjunction with the ISO 9001:2015 Standard, bring with them methods of analysis and solution of specific and systemic problems, with the aim of standardizing and optimizing the industrial management process, in addition to guaranteeing the satisfaction of the final customer. The present work has as objective the analysis and application of these tools in a component of agricultural machinery manufactured in a metalworking industry in the city of Cachoeira do Sul. Data for analysis were extracted and treated by quality management software provided by the industry. The nonconformities of the processes were analyzed to discover the main cause of the occurrence of the problem. Corrective actions were suggested to resolve the non-compliance, which resulted in a considerable reduction in the occurrence of new problems for the component.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectISO 9001:2015por
dc.subjectProduçãopor
dc.subjectQualityeng
dc.subjectProductioneng
dc.titleAplicação de ferramentas de gestão da qualidade em não conformidades delimitadas para um componente de maquinário agrícola produzido em uma indústria metalmecânicapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localCachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapor
dc.description.resumoO processo produtivo de um maquinário voltado às atividades agrícolas requer que a execução de fatores manufatureiros sejam operados e geridos com a melhor excelência operacional. Em virtude do aumento expressivo da demanda por maquinários agrícolas durante a pandemia de COVID-19, atrelados à redução da disponibilidade de matéria-prima evidenciaram a necessidade de um sistema de gestão que trabalhe na melhoria contínua dos processos e que atenda aos requisitos específicos do cliente. A qualidade de um produto a ser comercializado influencia diretamente na satisfação e percepção do cliente sob o ponto de vista organizacional fornecedor. As ferramentas da qualidade, como diagrama de Pareto e Diagrama de Ishikawa e ações corretivas em conjunto com a norma ISO 9001:2015 trazem consigo métodos de análise e solução de problemas pontuais e sistêmicos, com o intuito de padronizar e otimizar o processo de gestão industrial, além de garantir a satisfação do cliente final. O presente trabalho tem como objetivo a análise e aplicação destas ferramentas em um componente de maquinário agrícola fabricado em uma indústria metalmecânica no município de Cachoeira do Sul. Os dados para análise foram extraídos e tratados por software de gestão da qualidade disponibilizado pela indústria. Foram analisadas as não conformidades dos processos para descoberta da principal causa da ocorrência do problema. Foram sugeridas ações corretivas para resolução da não conformidade, que por resultado trouxe uma redução considerável na ocorrência de novos problemas para o componente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.unidadeUFSM Cachoeira do Sulpor


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