Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBaptaglin, Leila Adriana
dc.creatorMafalda, Nanci da Cruz
dc.date.accessioned2017-06-06T13:57:28Z
dc.date.available2017-06-06T13:57:28Z
dc.date.issued2011-01-15
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3002
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractWhen referring to museums it‟s necessary to have the notion that this space, although being pedagogical and educational, is not characterized as an area of formal education. In a non-formal manner, it teaches, offers reflections, sets up identities, creates senses of belonging in the community and, in the twenty-first century, is a place of questioning and dialogue about the global and local world things. Such dialogue and interaction become possible and potentiated through a pedagogical action, produced by the museum, which derives from the institution management plan, which permeated by the other actions and practices developed by the museum, establishes relations between the public and the objects of its exhibits, whether they are long-term, temporary or itinerant. Thus, this study has as its theme, the issue of the educational action as a space for dialogue between the public and the museum. It aims to propose a project document, in the educational scope, to guide the actions of The Olivio Otto Museum-Carazinho/RS, for the year of 2011, at the moment that the institution seeks to consolidate its new conception with the local community, regional and related institutions.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão museológicapor
dc.subjectMuseupor
dc.subjectAção educativapor
dc.titleAção educativa: espaço de diálogo entre o público e o Museu Olivio Otto - Carazinho/RSpor
dc.title.alternativeEducational action: a space for dialogue between the public and the Olivio Otto Museum – Carazinho/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoAo referir-se a museus é preciso ter a noção que este espaço, apesar de ser pedagógico e educativo, não se caracteriza como um espaço de ensino formal. De um modo não-formal, educa, propõe reflexões, constrói identidades, forma sentidos de pertencimento na comunidade e, no século XXI, é lugar de questionamento e de diálogo sobre as coisas do mundo global e local. Esse diálogo e essa interação se tornam possíveis e potencializadas através de uma ação pedagógica, produzida pelo museu, a qual deriva do plano de gestão da instituição, que, permeada pelas demais ações e práticas desenvolvidas pelo museu, estabelece relações entre o público e os objetos de suas exposições, sejam elas de longa duração, temporárias ou itinerantes. Sendo assim, o presente estudo apresenta, como temática, a questão da ação educativa enquanto espaço de diálogo entre o público e o museu. Tem como objetivo propor um documento em forma de projeto, no âmbito educativo, para nortear as ações do Museu Olívio Otto - Carazinho/RS, para o ano de 2011, no momento em que a instituição busca consolidar sua nova concepção junto à comunidade local, regional e instituições afins.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples