A gestão educacional no discurso da revista Nova Escola da Editora Abril
Resumen
O presente trabalho analisa as concepções de políticas de gestão da educação a
partir do discurso produzido pela revista “Nova Escola” da “Editora Abril”. O trabalho
reflete sobre gestão da educação, situando-a entre teoria e prática. São
apresentados os vínculos entre gestão da educação e gestão escolar. São
resgatadas reflexões acerca da história das políticas de administração e gestão da
educação, rememorando tendências e escolas que, com suas concepções e
práticas, influenciaram nas definições do processo de educação em âmbito de
Brasil. Também se conceitua a “Análise do Discurso” por ser esta a metodologia que
guiará a produção da pesquisa. Após, se faz um breve relato da história da revista
“Nova Escola” e, então, tendo por base a Análise do discurso, com base em
Pêcheux (1997), tenta-se verificar as intencionalidades que a mesa apresenta
acerca das concepções de Gestão da educação.
Colecciones
- Gestão Educacional [292]