A cultura socioambiental no espaço da gestão escolar
Abstract
Esta pesquisa baseia-se em uma proposta pedagógica organizada por projetos. O objetivo geral
desde trabalho centrava-se em investigar a cultura socioambiental no espaço da gestão escolar,
observando a percepção dos alunos sobre a Educação Ambiental. A pesquisa foi constituída de
cinco alunos de 4ª série de turmas diferentes que se dispuseram responder colaborativamente as
questões e compartilhar experiências, promovendo uma reflexão crítica, assentada em
referenciais teóricos, que definem a Educação Ambiental como um meio de resolução dos
problemas sociais, que se aproxima da problemática e dos objetivos propostos neste trabalho. A
pesquisa teve como abordagem metodológica o enfoque qualitativo, do tipo estudo de caso, que
possibilitou o conhecimento do pesquisador envolvido na realidade pesquisada. Com a intenção
de conseguir maiores informações sobre a natureza do problema de pesquisa, bem como dos
objetivos dele originados, foi realizadas observações participadas nas reuniões pedagógicas e no
cotidiano da Escola de Ensino Fundamental Antônio Alves Ramos do sistema particular do
Município de Santa Maria, Rio Grande do Sul, analisando como a cultura socioambiental está
estruturada no espaço da gestão escolar numa perspectiva participativa. Ao valorizar a
participação e os interesses dos educandos, concretizam-se os trabalhos pedagógicos
fundamentados numa pedagogia de projetos desenvolvidos pela escola. Logo, esta é uma nova
forma de dar sentido e (ressignificar) a prática docente de sala de aula, pois os temas são
pensados pelos educandos, é o vivido, o cotidiano da vida de um povo, que passa ser a vida da
comunidade escolar no seu sentido mais amplo, com seus problemas, suas dificuldades, suas
alegrias e tristezas que fazem parte do seu micro sistema sociocultural.
Collections
- Gestão Educacional [292]