A influência das obras de Monteiro Lobato como incentivo à educação científica: panorama no contexto das pesquisas acadêmicas brasileiras
Resumo
A problematização do ensino em ciências tem instigado os pesquisadores da área da educação
a investigarem as relações que podem ser estabelecidas entre a ciência e a literatura infantil,
de modo que esta possa contribuir para a viabilização da alfabetização científica nos anos
iniciais. Nesse contexto, este trabalho propôs identificar e caracterizar as pesquisas
acadêmicas brasileiras sobre as relações apontadas entre as obras de Monteiro Lobato e o
ensino em ciências, explicitando a importância, recorrências, concepções e possíveis
potencialidades didáticas e inserções de estratégias de ensino. Para tanto, a pesquisa foi
desenvolvida dentro de uma abordagem qualitativa de caráter exploratório documental, que
envolveu a análise de dois bancos de dados, conforme segue: Portal de Periódicos Capes,
utilizando os descritores Monteiro Lobato and ciências or ciência e Monteiro Lobato e o
ensino em ciências. Portal de D&T (Dissertações e Teses) disponíveis na Biblioteca Digital
Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com o uso dos mesmos descritores utilizados para
os Periódicos Capes. A partir do uso das palavras-chaves, foi realizada a seleção dos
trabalhos, leitura inicial dos resumos e analisado se os mesmos tinham ou não relação com as
obras de Monteiro Lobato e o ensino de ciências. Desta forma, foi realizada a leitura na
íntegra dos trabalhos e em cada um destes, foi verificado os seguintes itens: título da pesquisa,
ano de publicação, autor (es), programa de pós- graduação ou universidade, região do
programa ou curso no país, área das ciências naturais envolvida, tema geral de estudo,
presença ou não de público escolar, ano de ensino, objetivos do trabalho, presença ou não de
concepções científicas associadas à obra de Monteiro Lobato, presença ou não de concepções
erradas nas obras; contribuições da obra para o ensino de ciências, indicação de obras
utilizadas, estratégias de ensino utilizadas e resultados alcançados. A partir dos dados
levantados, foi realizada a categorização dos resultados, a fim de analisar as concepções
associadas à ciência. Esta categorização seguiu a Análise de Conteúdo de Bardin (2011).
Foram analisados dezesseis trabalhos, entre 10 dissertações, 5 teses e 1 artigo de periódico,
apesar de na seleção ter sido encontrado dezessete trabalhos. Ao todo, foram encontradas, 5
categorias e elas foram subdivididas em subcategorias de análise de acordo com a
necessidade. As categorias de análise foram: 1- Obras sinalizadas como potencial didático; 2-
Obras sinalizadas na relação de conteúdos e/ou conceitos em ciências; 3- Obras sinalizadas
como Estratégias de Ensino; 4- Personagens mediadores nas discussões de conteúdos
científicos; e, 5- Concepções da Natureza da Ciência. Os resultados obtidos nesta pesquisa
evidenciaram a influência das obras de Monteiro Lobato no ensino de ciências como incentivo
à educação científica em pesquisas acadêmicas no Brasil, demonstrando a veia científica e
pedagógica do autor, e a utilização de suas obras em aulas de ciências.
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