Processos de formação continuada de educadores para os anos iniciais na área de ciências da natureza: um panorama investigativo-reflexivo
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Data
2023-07-19Primeiro coorientador
Bastos, Giséli Duarte
Primeiro membro da banca
Goldschmidt, Andrea Inês
Segundo membro da banca
Pizarro, Mariana Vaitiekunas
Terceiro membro da banca
Sepel, Lenira Maria Nunes
Quarto membro da banca
Persicheto, Aline Juliana Oja
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Em Educação em Ciências, a temática da formação de professores há anos se configura
como uma das mais presentes em produções acadêmicas, uma vez que o desenvolvimento
com qualidade desse processo, inicial ou continuado, está diretamente relacionado ao
processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes. A aprendizagem de Ciências da
Natureza (CN) é destacada na literatura para que ocorra desde os primeiros anos de
escolaridade, de modo a auxiliar na formação de cidadãos conscientes e atuantes na
sociedade atual. Sobre as investigações voltadas à formação continuada (FC) de professores
para o ensino de CN aos Anos Iniciais (AI) do Ensino Fundamental, no entanto, encontramse lacunas, principalmente, acerca das estratégias empregadas nesses processos que
possam gerar compreensão sobre os mecanismos de funcionamento deles. Assim, este
trabalho busca investigar, historicamente, as produções acerca dos processos de FC de
professores dos AI em relação ao Ensino de CN, de modo a estabelecer um panorama que
possa contribuir com a compreensão e com a qualificação deles por formadores,
pesquisadores, professores e estudantes interessados na temática. Para tanto, foram
realizados sete trabalhos de revisão bibliográfica, sendo dois baseados em publicações do
Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, dois baseados em artigos
científicos, nacionais e internacionais e, três em teses e dissertações nacionais os quais
demonstraram relatos do desenvolvimento de cursos de FC com docentes dos AI sobre CN.
Após análises iniciais, para a compreensão dos processos formativos, eles foram divididos
em três períodos: pré-formativo, formativo e pós-formativo. No período pré-formativo foram
reunidos panoramas que antecedem a realização das FC e observou-se algumas deficiências
na formação inicial dos professores em CN, bem como a prioridade dada à alfabetização na
língua materna e a outras disciplinas. Também ficou evidente que a escolha dos temas das
FC parte dos pesquisadores, o que vai contra as recomendações de teóricos da área acerca
da importância do protagonismo dos professores da escola em relação à própria formação.
No período formativo, evidenciaram-se momentos de reflexão coletiva e individual, de
reorganização das atividades de ensino, de formação de conceitos e de desenvolvimento de
vocabulário científico por parte dos professores participantes. Através dos relatos dos
formadores sobre as FC, foi possível organizar oito princípios norteadores, que podem auxiliar
futuros formadores e pesquisadores, para o planejamento e a implantação de cursos
formativos. Já no período pós-formativo, percebeu-se o legado positivo das FC para os
professores e para a comunidade escolar, porém, houve ausência de um acompanhamento
posterior às formações mais duradouro por parte dos pesquisadores a fim de continuar
auxiliando os professores e de captar resultados a longo prazo das formações ofertadas.
Teóricos da área apontam para a importância de ouvir, apoiar e aconselhar os docentes após
a formação para efetivação das mudanças formativas alcançadas. Conclui-se, portanto, que
o estabelecimento de um panorama geral dos processos formativos continuados voltados ao
ensino de CN aos AI, considerando o desenvolvimento prático e os embasamentos teóricos,
leva a uma melhor compreensão de suas lacunas e potencialidades, auxiliando futuros
formadores e pesquisadores na qualificação de próximas ações, além de apontar perspectivas
de políticas mais integradoras necessárias à área.
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