A história da ciência em uma coleção de livros didáticos de ciências para os anos finais do ensino fundamental
Resumo
Às discussões acerca da inserção da História da Ciência (HC) em livros didáticos de
ciências têm ganhado espaço nos últimos tempos devido ao seu potencial em gerar
reflexões sobre à forma de construção dos conhecimentos científicos. A HC quando
abordada adequadamente possibilita ao aluno o (1) desenvolvimento da visão crítica
a respeito da ciência, (2) compreensão da interligação entre ciência, tecnologia e
sociedade e da (3) Natureza da Ciência (NdC), assim como superação de visões
distorcidas como a visão linear, cumulativa, individual da produção do conhecimento,
dentre outros. Neste sentido, o presente trabalho de pesquisa realizou a
investigação e análise da inserção da HC em uma coleção de livros didáticos na
área de Ciências da Natureza dos anos finais do Ensino Fundamental, aprovados no
PNLD 2020-2023. A metodologia possui caráter de abordagem qualitativa,
exploratória, descritiva e para a análise dos livros didáticos, recorreu-se à Análise de
Conteúdo. Averiguou-se um total de 62 inserções distribuídas em 5 categorias, 1)
Cientista/Naturalista; 2) Atividade Científica; 3) Produção do conhecimento; 4)
Ilustrações; 5) Contextualização da Ciência. Os resultados evidenciaram que a
coleção de livros didáticos possui ampla inserção de HC, sendo a menor
contribuição para a coleção, o livro didático (LD) de 8º ano (12,90%) e a maior
contribuição do LD de 9º ano (48,39%). A categoria (1) apresentou fragilidades por
falta de abordagens referentes a biografia dos cientistas; a categoria (2) apresenta a
atividade científica com aproximadamente metade das inserções de HC
demonstrando a atividade científica de maneira conjunta e a outra metade de
maneira isolada; a categoria (3) privilegiou inserções demonstrando concepções de
ciência em uma relação de continuidade, sujeita a mudanças e atrelada a outros
cientistas com baixa representação da visão linear e de produção científica enquanto
descoberta; a categoria (4) chamou atenção por apresentar imagens de
acontecimentos históricos e contextualizações de maneira expressiva, no entanto,
baixa inserção em imagens demonstrando os experimentos científicos, e a
categoria (5) apresentou a maior inserção para a subcategoria contextualização
social, enquanto a menor expressividade em inserções esteve na subcategoria
contextualização de aspecto religioso. Diante do alto número de textos e imagens de
História da Ciência, constatou-se que esta não é apresentada de maneira superficial;
que a HC vai aumentando progressivamente do 6º ao 9º ano, e que os conteúdos
históricos científicos estão sendo vinculados à BNCC. Embora a coleção tenha
aspectos a melhorar, de modo geral, não apresentou concepções epistemológicas
que atrapalham ou mistificam a compreensão da Ciência.
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