dc.contributor.advisor | Mourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira | |
dc.creator | Marinho, Rodrigo da Silva | |
dc.date.accessioned | 2023-09-04T18:22:09Z | |
dc.date.available | 2023-09-04T18:22:09Z | |
dc.date.issued | 2023-07-20 | |
dc.date.submitted | 2023-07-20 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30175 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Lei n° 10639/03 | por |
dc.subject | História e cultura afro-brasileira | por |
dc.subject | diversidade | por |
dc.title | O ensino da história e cultura afro-brasileira e africana | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | História Licenciatura | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho é um artigo de revisão bibliográfica que versa
sobre a Lei 10639/03 que regulamenta a inclusão de conteúdos de história e
cultura africana e afro-brasileira nos currículos da educação básica nacional.
Propomo-nos a estabelecer um diálogo entre alguns teóricos que estudam o
tema, bem como apresentar a legislação educacional que estabelece a
regulamentação da referida lei. Pensamos que será conveniente também
realizar um estudo acerca da trajetória do ensino de história em seus diversos
momentos históricos percebendo através deste a necessidade da inclusão das
temáticas que a lei prioriza. Por fim destacamos que mesmo diante de duas
décadas de obrigatoriedade a efetivação da lei ainda é bastante insipiente. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |