Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGrunewaldt, Silvana
dc.creatorVasconcellos, Tiberius Cesar Galhardo de
dc.date.accessioned2023-09-05T11:22:20Z
dc.date.available2023-09-05T11:22:20Z
dc.date.issued2023-07-19
dc.date.submitted2023-07-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30177
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de História Licenciatura, RS, 2023.por
dc.description.abstractOften, Jewish history is conceived and written under nationalist and fundamentalist biases that occur in a specific context. In contrast to various conservative historical strands that presented a historiography of purification of origin and identity, we present a more nuanced history of Jews in which processes of cultural exchange were possible, although tensions and conflicts also occurred. Throughout the 12th century, most Jewish communities across the Mediterranean under Islamic rule or under Christianity, albeit to varying degrees, flourished and their members were able to rise through the social ranks, interact with their peers in society and gain access to to the world and to the knowledge of his time. Amidst various contexts, a new way of thinking about Judaism was born, giving Jewish history a cultural and religious connotation. Sephardic authors such as Maimonides and Benjamín de Tudela reveal to us the plurality of part of this medieval Jewish world. For this historical undertaking, we apply the philosophical book Guia dos perplexos by Maimonides and the travel book O Itinerário by Benjamín de Tudela as sources to study and understand the Jewish communities of the twelfth century. When dealing with sources, we interpret them critically to extract more than the contexts in which they were written, but also the possible intentions and ideologies on which the authors drew. Concepts such as fluid identity and hybrid culture helped us to understand the process of cultural exchange that took place between Jews and their peers, as well as the social, economic and political circumstances that led to this contact.Under the prism of the world history approach, we note the dimensions of the connections and the key points where such processes occur.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Restrito*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectHistoriografia judaicapor
dc.subjectMaimônidespor
dc.subjectBenjamin de Tudelapor
dc.subjecttrocas culturaispor
dc.subjectidentidades e História Globalpor
dc.subjectJewish historiographyeng
dc.subjectMaimonideseng
dc.subjectBenjamin of Tudelaeng
dc.subjectcultural exchangeseng
dc.subjectidentities and Global Historyeng
dc.titleMaimônides Benjamin de Tutela: narrativas, judaísmos e trocas culturais no Mediterrâneo do Sec. XIIpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationHistória Licenciaturapor
dc.description.resumoFrequentemente, a história judaica é concebida e escrita sob vieses nacionalistas e fundamentalistas que ocorrem em um contexto específico. Em contraste com várias vertentes históricas conservadoras que apresentavam uma historiografia de origem e identidade de purificação, apresentamos uma história mais nuançada dos judeus em que processos de intercâmbio cultural foram possíveis, embora também tenham ocorrido tensões e conflitos. Ao longo do século XII, a maioria das comunidades judaicos em todo o Mediterrâneo sob o domínio islâmico ou sob a cristandade, embora em níveis diferentes, floresceu e seus membros foram capazes de subir na hierarquia social, interagir com seus pares na sociedade e ter acesso ao mundo e ao conhecimento de seu tempo. Em meio a vários contextos uma nova maneira de pensar sobre o judaísmo nasceu, dando à história judia uma conotação cultural e religiosa. Autores sefarditas como Maimônides e Benjamín de Tudela nos revelam a pluralidade de parte desse mundo judaico medieval. Para este empreendimento histórico, aplicamos o livro filosófico Guia dos perplexos de Maimônides e o livro de viagens O Itinerário de Benjamín de Tudela como fontes para estudar e compreender as comunidades judaicas do século XII. Quando lidamos com as fontes, as interpretamos criticamente para extrair mais do que os contextos em qual foram escritas, mas também os possíveis intenções e ideologias nas quais os autores se basearam. Conceitos como identidade fluida e cultura híbrida nos ajudaram a entender o processo de troca cultural que ocorreu entre judeus e seus pares, bem como as circunstâncias sociais, econômicas e políticas que levaram a esse contato. Sob o prisma da abordagem da História Global notamos as dimensões das conexões e os pontos-chave onde tais processos ocorrem.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Restrito
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Restrito