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dc.creatorPacheco, Gionatan Carlos
dc.date.accessioned2023-09-13T17:14:45Z
dc.date.available2023-09-13T17:14:45Z
dc.date.issued2023-08-24
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30207
dc.description.abstractThis thesis is an interpretation of the existential notions of Spinoza’s Ethics. Its main objective is to clarify both the distinction between the concepts of duration and eternity, as well as their unity in the concept of existence. With that, its responds to a very persistent discussion in relation to the texts that culminate the Ethics, which supposedly contain a problematic “doctrine of the mind’s eternity”. Its reading key is to take the immanence relationship between the substance and the modes as a gauge of intelligibility of the unit and distinction between eternity and duration. The immanence between mode (or singular) and substance implies both the relation of each singular to the substance, a relation of belonging in which we understand the eternity of the singular, and the relations of singulars to each other, a relation of existential tension characterized by duration. In this key, then, mode and substance are for being, just as duration and eternity are for existence, the unity and distinction of being between substance and its modifications explains to us the existential unity and distinction between duration and eternity. This text is composed of different moments: first, it deals with the basic notions for understanding Spinoza’s immanence, that is, the intelligibility gauge we use to present our understanding of the concepts of duration and eternity and, then, answer the problems that we highlight as main and most persistent in relation to the specialized literature. From these steps, we conclude that: eternity and duration are the same existence, they are not reduced to ways of perceiving existence and are irreducible to each other; the definition of eternity is the same throughout the entire Ethics; there is not properly a “doctrine of the mind’s eternity” in the texts that close this work; these texts are organic and consistent with the antecedents; the “eternal part of the mind” has the function of comparing the mind of the wise and that of the ignorant. In the rest of the text, we first demonstrate the insufficiency of what we call the “temporal fork”, which restricts the meaning of eternity to two senses subordinated to the notion of time, both in Spinoza and in relation to the philosophical tradition in general. Next, we review the studies and discussions on the texts that close the Ethics, in chronological order: we start with the 19th20th century, in which we briefly address the problems of reception of Spinoza’s work and in which the focus is the question of the personhood of the mind’s eternity; then, we problematize the readings of the concept of eternity as “property”, and advance to the most recent comments, through which we diagnose a crisis of what we call the “temporal fork”, as well as problematize the recent speculations about Spinoza’s concept of essence.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSpinozapor
dc.subjectExistênciapor
dc.subjectImanênciapor
dc.subjectDuraçãopor
dc.subjectEternidadepor
dc.subjectExistenceeng
dc.subjectImmanenceeng
dc.subjectDurationeng
dc.subjectEternityeng
dc.titleExistência e imanência: eternidade e duração na ética de Spinozapor
dc.title.alternativeExistence and immanence: eternity and duration in Spinoza’s ethicseng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoA presente tese é uma interpretação das noções existenciais da Ética de Spinoza. Seu principal objetivo é esclarecer tanto a distinção entre os conceitos de duração e eternidade, quanto sua unidade no conceito de existência. Com isso, responde a uma discussão deveras persistente em relação aos textos que encerram a Ética, os quais supostamente contêm uma problemática “doutrina da eternidade da mente”. Sua chave de leitura é tomar a relação de imanência entre a substância e os modos como gabarito de inteligibilidade da unidade e distinção entre eternidade e duração. A imanência entre modo (ou singular) e a substância implica tanto a relação de cada singular com a substância, uma relação de pertencimento na qual entendemos a eternidade do singular, quanto as relações dos singulares entre si, uma relação de tensão existencial caracterizada pela duração. Nessa chave, então, modo e substância estão para o ser, da mesma maneira que duração e eternidade estão para a existência, a unidade e distinção de ser entre a substância e as suas modificações nos explica a unidade e distinção existencial entre duração e eternidade. Este texto é composto de momentos diversos: primeiramente, trata das noções básicas para a compreensão da imanência spinozana, isto é, o gabarito de inteligibilidade do qual nos servimos para, em seguida, apresentar nosso entendimento dos conceitos de duração e eternidade e, ato contínuo, responder os problemas que destacamos como principais e mais persistentes em relação a literatura especializada. Desses passos, concluímos que: a eternidade e a duração são a mesma existência, não se reduzem a modos de perceber a existência e são irredutíveis entre si; a definição de eternidade é uma só ao longo de toda Ética; não há propriamente uma doutrina da eternidade da mente nos textos que encerram essa obra; esses textos são orgânicos e consequentes com os antecedentes; a “parte eterna da mente” tem por função a comparação entre a mente do sábio e a do ignorante. No restante do texto, primeiramente demonstramos a insuficiência do que chamamos de “garfo temporal”, que restringe o significado de eternidade a dois sentidos subordinados à noção de tempo, tanto em Spinoza quanto em relação à tradição filosófica em geral. A seguir, revisamos os estudos e discussões, sobre os textos que encerram a Ética, em uma ordem cronológica: começamos pelo entresséculo XIX-XX, no qual tratamos brevemente dos problemas da recepção da obra spinozana e no qual o foco é a questão da pessoalidade da eternidade da mente; em seguida, problematizamos as leituras do conceito de eternidade como “propriedade”, e avançamos até os comentários mais recentes, pelos quais diagnosticamos uma crise daquele que chamamos de “garfo temporal”, bem como problematizamos as recentes especulações acerca do conceito spinozano de essência.por
dc.contributor.advisor1Rossatto, Noeli Dutra
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2947312243186882por
dc.contributor.advisor-co1Levy, Lia
dc.contributor.referee1Santos, César Schirmer dos
dc.contributor.referee2Itokazu, Ericka Marie
dc.contributor.referee3Fragoso, Emanuel Angelo da Rocha
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5505634981032665por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentFilosofiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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