dc.contributor.advisor | Figueiró, Adriano Severo | |
dc.creator | Finkler, Júlia | |
dc.date.accessioned | 2023-09-18T18:36:21Z | |
dc.date.available | 2023-09-18T18:36:21Z | |
dc.date.issued | 2023-02-01 | |
dc.date.submitted | 2023-02-01 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30236 | |
dc.description.abstract | This Course Completion work (TCC) results from the experience complemented by the Extension Project “School and Community Vegetable Garden at Colégio Edna May Cardoso” of the Polytechnic College of the Federal University of Santa Maria. The action research took place from May/2022 to the present day and is allied to the project that seeks to encourage the production of organic food as well as environmental education from the garden space next to the school. For this course conclusion work, however, it went beyond what was proposed, other challenges were pointed out. Through action research, talking with residents, observing the dynamics of the community, practical intervention (action) was sought through workshops and conversations, as well as observation about sustainability and the challenges that permeate the context of the Edna School and Community Garden May Cardoso. It also discusses the relevance of the work for a network of actions after the research, with the objective of collaborating to improve the living conditions of the participants. The research activity sought to develop environmental educational actions with two different groups of participants, the elementary school students and the residents and participants who produce in the garden, being the main subjects involved with the theme, seeking the exchange of knowledge, dialogue, collective strategies and community cooperation. From this delimitation of the research subjects, from the application of the methodology with field practice, building from this participatory-action-research within a social context and a space-time, knowledge about the reality and social meaning of the theme of this research. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Horta escolar | por |
dc.subject | Sustentabilidade | por |
dc.subject | Horta comunitária | por |
dc.subject | Edna May Cardoso | por |
dc.subject | School vegetable garden | eng |
dc.subject | Sustainability | eng |
dc.subject | Community garden | eng |
dc.subject | Collective construction | eng |
dc.title | Horta escolar e comunitária: uma experiência no colégio estadual professora Edna May Cardoso e os desafios enfrentados | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Geografia - Bacharelado | por |
dc.description.resumo | Este trabalho de Conclusão de Curso (TCC) resulta da experiência complementada pelo Projeto de extensão “Horta Escolar e comunitária no Colégio Edna May Cardoso” do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisa-ação ocorreu no período de maio/2022 até os dias atuais e alia-se no projeto que busca incentivar a produção de alimentos orgânicos bem como a educação ambiental a partir do espaço de horta ao lado da escola. Para este trabalho de conclusão de curso, todavia, foi-se mais além do proposto, outros desafios foram apontados. Através da pesquisa-ação, conversando com os moradores, observando a dinâmica da comunidade, se buscou a intervenção prática (ação) através de oficinas e conversas, bem como a observação sobre sustentabilidade e os desafios que permeiam o contexto da Horta Escolar e Comunitária Edna May Cardoso. Aborda-se também a relevância do trabalho para uma rede de ações posteriores à pesquisa, com o objetivo de colaborar para a melhoria das condições de vida dos participantes. A atividade de pesquisa procurou desenvolver ações educativas ambientais com dois diferentes grupos de participantes, os alunos do ensino fundamental da escola e os moradores e participantes que produzem na horta, sendo os principais sujeitos envolvidos com o tema, buscando a troca de conhecimentos, o diálogo, estratégias coletivas e a cooperação da comunidade. A partir dessa delimitação dos sujeitos da pesquisa, da aplicação da metodologia com prática a campo, construindo a partir dessa pesquisa-ação-participativa dentro de um contexto social e um espaço-tempo, conhecimentos sobre a realidade e o significado social do tema dessa pesquisa. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |