A (des)construção de Guilherme Boulos: análise das estratégias de branding utilizadas no Instagram do candidato nas eleições municipais de São Paulo em 2020
Resumo
A presente pesquisa tem como principal objetivo entender quais foram as estratégias de branding utilizadas pela campanha de Guilherme Boulos na rede social Instagram nas eleições para a Prefeitura de São Paulo em 2020, que inauguraram uma nova fase na carreira política de Boulos. Antes denominado pelos grandes veículos midiáticos como “radical”, após a campanha de 2020 passa a ser visto e abordado na mídia de uma forma mais amena, surpreendendo a grande maioria com o sucesso de sua campanha que o levou para o segundo turno das eleições municipais. A análise da pesquisa, de caráter explicativo e qualitativo, foi realizada sob a ótica da teoria dos “seis atributos das marcas centradas no ser humano”, presente no livro dos autores Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan (2017), sendo esses seis atributos intrínsecos ao branding e, consequentemente, também, ao marketing político e eleitoral. Dessa maneira, a partir dessa teoria, buscou-se entender como o uso desses atributos na campanha foram responsáveis pelo seu sucesso, e que, apesar de sofrer uma derrota nas urnas, Guilherme Boulos saiu vitorioso midiaticamente e muito mais forte, conhecido e compreendido do que no período que antecedeu as eleições.