Mostrar registro simples

dc.creatorDamian, Giuliano
dc.date.accessioned2023-10-10T14:54:49Z
dc.date.available2023-10-10T14:54:49Z
dc.date.issued2023-08-30
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30327
dc.description.abstractThis dissertation focuses on studying the competence of Problem-Solving in the context of Physics, utilizing the methodology of Scaffolding. To achieve this objective, the Educational Design Research approach was adopted to guide the research activities. The applications in the classroom were carried out using two main models: Problem-Solving Workshops and Classroom Activities. The study included three applications of Problem-Solving Workshops in Higher Education classes and three applications of Classroom Activities in High School classes. The Problem-Solving Workshops and Classroom Activities were complementary, interconnected through redesign processes, which were generated to address emerging needs throughout the applications. The research objectives are clearly delineated, with a focus on evaluating the effectiveness of the Scaffolding methodology concerning the competence of Problem-Solving, both in each specific application and overall.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSolução de problemaspor
dc.subjectFeedbackeng
dc.subjectSala de aulapor
dc.subjectRedesign educacionalpor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectProblem-solvingeng
dc.subjectClassroomeng
dc.subjectEducational redesigneng
dc.subjectScience educationeng
dc.titleMetodologia de Scaffolding para resolução de problemas de física no contexto de Educational Design Researchpor
dc.title.alternativeScaffolding methodology on physics problem solving at Educational Design Research contexteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho tem como foco o estudo da competência de Resolução de Problemas (RP) no contexto da área de Física, utilizando a metodologia de Scaffolding. Para alcançar esse objetivo, adotamos a abordagem metodológica do Educational Design Research para orientar nossas atividades de pesquisa. As aplicações em sala de aula foram realizadas por meio de dois modelos principais: Oficinas de Resolução de Problemas (ORP) e Atividades de Sala de Aula (ASA). O estudo contou com três aplicações de ORP em turmas do Ensino Superior, bem como três aplicações de ASA em turmas do Ensino Médio. As ORP e ASA foram complementares, interligando-se através de processos de redesign, que foram gerados para atender às necessidades que surgiram ao longo das aplicações. Os objetivos da pesquisa estão claramente delineados, com enfoque na avaliação da eficácia da metodologia de Scaffolding em relação à competência de Resolução de Problemas, tanto em cada aplicação específica como de forma geral.por
dc.contributor.advisor1Sauerwein, Ricardo Andreas
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8278664817341548por
dc.contributor.referee1Bulegon, Ana Marli
dc.contributor.referee2Pastorio, Dioni Paulo
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3777964334456789por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducação em Ciênciaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International