Gestão educacional democrática no contexto atual, com base nas obras de Dermeval Saviani
Abstract
Este estudo objetiva discutir e analisar as relações entre o sistema capitalista e suas influências no sistema educacional do país, principalmente os seus reflexos na contextualização da teoria e prática da Gestão Educacional Democrática como princípio para a educação. Observando essas questões, o presente trabalho analisou como ocorreu a transformação e os metabolismos do sistema capitalista, e como esses fatores acabaram refletindo no cenário da educação do país, principalmente em relação à implantação de uma Gestão Educacional Democrática, entendida como princípio proposto pela Lei de Diretrizes e Bases – LDB, utilizando como base as obras de Dermeval Saviani. Escolheu-se as obras deste autor por sua relevância e impacto nos estudos sobre educação e capitalismo, trabalho e democratização, tendo sido base para outros estudos nas últimas décadas. Nas obras de Saviani, e nas demais obras e artigos, utilizou-se como metodologia a análise de conteúdo com base na proposta de Laurence Bardin (2002). Através da redemocratização política do país foi possível conquistar uma autonomia, em parte, em nosso sistema educacional.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: