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dc.creatorMaldaner, Fernando Henz
dc.date.accessioned2023-10-27T19:03:06Z
dc.date.available2023-10-27T19:03:06Z
dc.date.issued2023-05-29
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30401
dc.description.abstractWear is one of the main failure modes of engineering materials, responsible for considerable efficiency losses in mechanical systems. To evaluate the tribological behavior of materials subjected to sliding contacts, mechanical wear and friction tests are employed. These tests are conducted using equipment called tribometers, which generally have a high cost, as they are imported products. Due to their constructional characteristics and employed technologies, many commercial tribometers have functionalities that do not meet the needs of their users. Additionally, considering that different types of contact are developed in mechanical systems, reproducing these contacts through bench tests to evaluate the tribological performance of the involved materials requires the adoption of different equipment, increasing the cost of this characterization. Based on this problem and after identifying a set of needs related to the product, users, and test execution, the objective of this work was to develop, manufacture, and validate a tribometer for conducting sliding wear and friction tests, integrated with multiple contact configurations in a single test bench. In order to carry out the activities related to the development of the product in question, a product development methodology derived from the concepts presented by Pahl & Beitz was adopted. The developed tribometer consists of four assemblies, which, in conjunction with their respective subassemblies and components, allow for the evaluation of wear and friction performance of different sample configurations. The equipment is capable of performing four test configurations on the same test platform: wear tests in sphere (and pin) on disk, sphere (and pin) on plate - reciprocating, point contact fatigue, and scratch tests. The equipment is also equipped with resources that enable remote control of operational parameters and adaptive control, as well as automatic reading of output parameters from the test. Its programming interface consists of a 4.3-inch LCD screen interfaced to an Arduino platform, which allows for easy programming, control, and data acquisition of the test. Validation tests confirmed its accuracy, robustness, operability, and reliability, showing that the developed equipment meets the needs of its users, with the additional advantage of significantly lower cost compared to its commercial counterparts.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTribômetropor
dc.subjectDesgastepor
dc.subjectAtritopor
dc.subjectDesenvolvimento de produtopor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectTribometereng
dc.subjectWeareng
dc.subjectFrictioneng
dc.subjectProduct developmenteng
dc.subjectInnovationeng
dc.titleProjeto de um tribômetro para ensaios de desgaste e atrito por deslizamento sob múltiplas geometrias de contatopor
dc.title.alternativeDesign of a tribometer for wear tests and friction by sliding under multiple contact geometrieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO desgaste é um dos principais modos de falha dos materiais de engenharia, sendo responsável por perdas consideráveis de eficiência em sistemas mecânicos. Neste sentido, para avaliar o comportamento tribológico de materiais submetidos a contatos do tipo deslizante, são empregados ensaios mecânicos de desgaste e atrito. À realização desses ensaios, são utilizados equipamentos denominados tribômetros, os quais apresentam um alto custo, uma vez que geralmente são produtos importados. Devido às suas características construtivas e tecnologias empregadas, muitos dos tribômetros comerciais apresentam funcionalidades que não atendem às necessidades de seus usuários. Além disso, considerando que diferentes naturezas de contato são desenvolvidas nos sistemas mecânicos, a reprodução desses contatos por meio de ensaios de bancada para avaliação do desempenho tribológico dos materiais envolvidos, requer a adoção de diferentes equipamentos, o que aumenta o custo dessa caracterização. Com base nessa problemática, e após o levantamento de um conjunto de necessidades relacionadas ao produto, aos usuários e à execução dos ensaios, o objetivo deste trabalho foi projetar um tribômetro destinado à realização de ensaios de desgaste e atrito por deslizamento, integrado por múltiplas configurações de contato em um único banco de testes. A fim de realizar as atividades relacionadas ao projeto do produto em questão, adotou-se uma metodologia de desenvolvimento de produtos derivada dos conceitos apresentados por Pahl e Beitz. O tribômetro projetado é constituído por quatro conjuntos, os quais atuando em consonância com seus respectivos subconjuntos e componentes, permitem a avaliação do desempenho ao desgaste e atrito de diferentes configurações de amostras. O equipamento tem aptidão para realizar quatro configurações de ensaios em uma mesma plataforma de testes: desgaste nas configurações esfera (e pino) sobre disco, esfera (e pino) sobre placa – recíproco, fadiga de contato pontual, e o ensaio de riscamento. O equipamento ainda é composto por recursos que possibilitam o comando remoto dos parâmetros operacionais e o seu controle adaptativo, além da leitura automática dos parâmetros de saída do ensaio. Sua interface de programação é constituída por uma tela LCD de 4,3 polegadas interfaceada à uma plataforma Arduino, que permite a fácil programação, controle e aquisição de dados de ensaio. Os testes de verificação de funcionamento comprovaram a sua operacionalidade, mostrando que o equipamento desenvolvido atende às necessidades dos seus usuários, apresentando a vantagem adicional de possuir um custo significativamente menor em comparação com seus equivalentes comerciais. Dessa forma, pode-se inferir que a execução deste trabalho permitiu avanços no estado da arte dos ensaios tribológicos, fornecendo à comunidade científica e tecnológica uma plataforma multifuncional de baixo custo.por
dc.contributor.advisor1Scheuer, Cristiano José
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3758860836699578por
dc.contributor.advisor-co1Santos, César Gabriel dos
dc.contributor.referee1Kubota, Flávio Issao
dc.contributor.referee2Romano, Leonardo Nabaes
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2202852674064136por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia Mecânicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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