dc.creator | Bortoluzzi, Felipe de Vargas | |
dc.date.accessioned | 2023-10-30T13:09:31Z | |
dc.date.available | 2023-10-30T13:09:31Z | |
dc.date.issued | 2023-08-15 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30404 | |
dc.description.abstract | Spatial orientation is the ability of an environment to provide subsidies for users to
reach their destinations independently and safely. The more complex the environment,
the more resources it must provide in order to understand the space in its entirety. Just
like in a city, a university campus has elements and characteristics that make it an
environment of difficult navigation and great spatial complexity. Therefore, this work
aims to understand the spatial orientation needs on the main campus of the Federal
University of Santa Maria, located in the city of Santa Maria, Rio Grande do Sul, and
to generate guidelines to improve its orientability conditions. The methodological
procedures developed and applied are divided into three stages, which help in the
understanding and analysis of the study area, both from the perspective of the
researcher and the population. The first step consists of recognizing the campus and
classifying its structural elements, the second is related to a technical analysis of the
lack of spatial orientation in the study area, and the last is an evaluation with the user
of the difficulties in navigating the campus. From the results obtained with the research
procedures, it was possible to generate guidelines that solve the problems of the
campus in relation to the wayfinding process, highlighting the creation of a signaling
system for the entire campus, and the adaptation of roads and sidewalks in
accessibility ratio. Based on these guidelines, the process of changing the campus
towards a more accessible, egalitarian and fair environment can be started. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Universidade | por |
dc.subject | Arquitetura | por |
dc.subject | Urbanismo | por |
dc.subject | Orientação espacial | por |
dc.subject | Acessibilidade | por |
dc.subject | University | eng |
dc.subject | Architecture | eng |
dc.subject | Urbanism | eng |
dc.subject | Spatial orientation | eng |
dc.subject | Acessibility | eng |
dc.title | Análise de orientação espacial no Campus da Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.title.alternative | Spatial orientation analisys on the Campus of Universidade Federal de Santa Maria | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A orientação espacial é a capacidade de um ambiente de fornecer subsídios para que
os usuários consigam chegar aos seus destinos de forma independente e segura.
Quanto mais complexo o ambiente, mais recursos ele deve fornecer para que se
consiga compreender o espaço em sua totalidade. Assim como em uma cidade, um
campus universitário apresenta elementos e características que o tornam um
ambiente de difícil navegação e grande complexidade espacial. Portanto, este
trabalho tem como objetivo entender as necessidades de orientação espacial no
campus sede da Universidade Federal de Santa Maria, localizado na cidade de Santa
Maria, Rio Grande do Sul, e gerar diretrizes com melhorar suas condições de
orientabilidade. Os procedimentos metodológicos desenvolvidos e aplicados estão
divididos em três etapas, que auxiliam na compreensão e análise da área de estudo,
tanto sob a perspectiva do pesquisador, quanto da população. A primeira etapa,
consiste no reconhecimento do campus e a classificação dos seus elementos
estruturantes, a segunda é relativa a uma análise técnica das carências de orientação
espacial da área de estudo, e a última é uma avaliação com usuário sobre as
dificuldades de navegação no campus. A partir dos resultados obtidos com os
procedimentos da pesquisa, foi possivel gerar diretrizes que resolvam os problemas
do campus em relação ao processo de wayfinding, em destaque a criação de um
sistema de sinalização para todo o campus, e a adaptação das vias e passeios em
relação da acessibilidade. A partir dessas diretrizes, pode-se inicar o processo de
mudança do campus em direção a um ambiente mais acessivel, igualitário e justo. | por |
dc.contributor.advisor1 | Dorneles, Vanessa Goulart | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1926139076993902 | por |
dc.contributor.referee1 | Bernardi, Núbia | |
dc.contributor.referee2 | Alberton, Josicler Orbem | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7647054350981858 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Arquitetura e Urbanismo | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |