dc.creator | Sturza, Raquel Brum | |
dc.date.accessioned | 2023-10-31T18:59:01Z | |
dc.date.available | 2023-10-31T18:59:01Z | |
dc.date.issued | 2023-09-04 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30418 | |
dc.description.abstract | This thesis is part of Research Line 2 - Educational Public Policies, Educational Practices and
their Interfaces, the Graduate Program in Education (PPGE), Federal University of Santa Maria
(UFSM). His research corpus consisted of school books used for philosophy classes in the
Brazilian public school between 1960-2018. It is situated in the scope of research carried out in
the field of the history of school disciplines, referenced in Chervel (1990), Choppin (1998;
2004) and Bitencourt (1993). The general objective of the research was to identify and analyze
the structuring elements of the architecture of school philosophy knowledge, from the analysis
of school books that were produced and used between the years 1960 and 2018 in Brazil. The
problem that guided our investigative path had the following formulation: from the analysis of
textbooks, from the period 1960-2018, which elements demarcated and constituted the
architecture of philosophy as school knowledge in Brazil? Through the analysis of sixteen
textbooks and curricular policies of each period, according to Chervel (1990), we pursue the
purposes and practices of teaching philosophy through the identification of elements such as:
authors/ use of images and organization of summaries. Our research allowed us to understand
that philosophy - taught school knowledge - has undergone significant changes in response to
changes in school purposes, indicated in normative documents, especially during the period of
democratization of public school. The textbooks were fundamental in the transition from erudite
and academic philosophical knowledge to an autonomous school philosophical knowledge,
important for the formation of students. Until the 1970s, the teaching of philosophy at school
was based on historical tradition, that is, on the teaching of the history of philosophy. With the
democratization of public school and with the changes in educational policies, especially from
LDB 9.394/1996, new educational and didactic approaches emerged, giving centrality to citizen
training and the development of critical thinking. The change in the purposes of the school was
a determining factor for the investment in new methodological and didactic approaches to the
teaching of philosophy | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Livro escolar | por |
dc.subject | Ensino de filosofia | por |
dc.subject | História das disciplinas escolares | por |
dc.subject | Livro didático | por |
dc.subject | School book | eng |
dc.subject | Philosophy teaching | eng |
dc.subject | History of school disciplines | eng |
dc.subject | Textbook | eng |
dc.title | A filosofia como saber escolar no Brasil: uma história a partir dos livros escolares (1960-2018) | por |
dc.title.alternative | Philosophy as school knowledge in Brazil: a history from books (1960-2018) | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | Esta tese insere-se na Linha de Pesquisa 2 - Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas
e suas Interfaces, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade
Federal de Santa Maria (UFSM). Seu corpus de pesquisa foi constituído por livros escolares
utilizados para as aulas de filosofia, na escola pública brasileira, entre os anos de 1960-2018.
Está situada no escopo de pesquisas realizadas no campo da história das disciplinas escolares,
referenciadas em Chervel (1990), Choppin (1998; 2004) e Bitencourt (1993). O objetivo geral
da pesquisa foi identificar e analisar os elementos estruturadores da arquitetura do saber escolar
filosofia, a partir da análise dos livros escolares que foram produzidos e utilizados entre os anos
de 1960 e 2018, no Brasil. O problema que orientou nosso percurso investigativo teve a seguinte
formulação: a partir da análise dos livros escolares, do período 1960-2018, quais elementos
demarcaram e constituíram a arquitetura da filosofia como saber escolar no Brasil? Por meio
da análise de dezesseis livros escolares e das políticas curriculares de cada período, conforme
Chervel (1990), perseguimos as finalidades e as práticas do ensino de filosofia através da
identificação de elementos como: autores/as, exercícios, conteúdos, uso de imagens e
organização dos sumários. Nossa investigação permitiu compreender que a filosofia – saber
escolar ensinado - passou por modificações significativas em resposta às mudanças de
finalidades da escola, indicadas nos documentos normativos, especialmente durante o período
de democratização da escola pública. Os livros escolares foram fundamentais na transição do
saber filosófico erudito e acadêmico para um saber filosófico escolar autônomo, importante
para a formação dos estudantes. Até os anos 1970, o ensino da filosofia na escola pautava-se na
tradição histórica, ou seja, no ensino da história da filosofia. Com a democratização da escola
pública e com as mudanças nas políticas educacionais, especialmente a partir da LDB
9.394/1996, novas abordagens educacionais e didáticas emergiram, dando centralidade à
formação cidadã e ao desenvolvimento do pensamento crítico. A mudança das finalidades da
escola foi um fator determinante para o investimento em novas abordagens metodológicas e
didáticas para o ensino da filosofia. | por |
dc.contributor.advisor1 | Tomazetti, Elisete Medianeira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3942924352722374 | por |
dc.contributor.referee1 | Cunha, Jorge Luiz da | |
dc.contributor.referee2 | Almeida Junior, José Benedito de | |
dc.contributor.referee3 | Ferreira, Liliana Soares | |
dc.contributor.referee4 | Gontijo, Pedro Ergnaldo | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8476495219386895 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |