dc.creator | Alves, Elenice Carvalho | |
dc.date.accessioned | 2023-10-31T19:18:29Z | |
dc.date.available | 2023-10-31T19:18:29Z | |
dc.date.issued | 2023-08-11 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30419 | |
dc.description.abstract | This work presents a contextualized approach to Combinatorial Analysis, aiming to develop
logical mathematical reasoning, creativity, criticality and mathematical intuition, essential
skills for the formation of students. Therefore, we resort to the use of playful activities in the
classroom and problem solving. We use the Jogo da Onça, of indigenous origin, unknown
to many, but with historical, cultural and mathematical richness. The game rules, the board
and the pieces served as an inspiration in the elaboration of a list with 67 problems, which
aim to analyze the ways of moving and capturing the pieces solving questions of combinatorial analysis and mathematical logic. The elaborated problems are part of a didactic
situation, developed from Guy Brousseau’s theory and carried out in a public school. Thus,
we conclude that it is possible to discuss and study issues related to indigenous culture in
the classroom, complying with Law number 11.645/2008, and to teach mathematics from
the resolution of interesting, challenging and significant problems. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Análise combinatória | por |
dc.subject | Jogo da onça | por |
dc.subject | Situação didática | por |
dc.subject | Combinatorial analysis | eng |
dc.subject | Jaguar game | eng |
dc.subject | Didactic situation | eng |
dc.title | A teoria das situações didáticas e o jogo da onça como opção estratégica de ensino | por |
dc.title.alternative | The theory of didactic situations and the jaguar game as a strategic teaching option | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma abordagem contextualizada para a Análise Combinatória,
tendo como objetivo desenvolver o raciocínio lógico matemático, a criatividade, a criticidade e a intuição matemática, habilidades essenciais para a formação dos estudantes.
Portanto, recorremos ao uso de atividades lúdicas em sala de aula e à resolução de problemas. Utilizamos o Jogo da Onça, de origem indígena, desconhecido para muitos, mas
com riqueza histórica, cultural e matemática. As regras do jogo, o tabuleiro e as peças serviram de inspiração na elaboração de uma lista com 67 problemas, sendo que estes tem
como objetivo analisar as formas de movimento e captura das peças resolvendo questões
de análise combinatória e lógica matemática. Os problemas elaborados fazem parte de
uma situação didática, desenvolvida a partir da teoria de Guy Brousseau e realizada em
uma escola da rede pública. Assim concluímos que é possível discutir e estudar questões
referentes à cultura indígena nas aulas, atendendo à Lei no 11.645/2008, e ensinar matemática a partir da resolução de problemas interessantes, desafiadores e significativos. | por |
dc.contributor.advisor1 | Stabel, Eduardo Casagrande | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6402813587470564 | por |
dc.contributor.referee1 | Magnago, Karine Faverzani | |
dc.contributor.referee2 | Maggio, Deise Pedroso | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0186228413736982 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Matemática | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |