Mostrar registro simples

dc.creatorAlves, Elenice Carvalho
dc.date.accessioned2023-10-31T19:18:29Z
dc.date.available2023-10-31T19:18:29Z
dc.date.issued2023-08-11
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30419
dc.description.abstractThis work presents a contextualized approach to Combinatorial Analysis, aiming to develop logical mathematical reasoning, creativity, criticality and mathematical intuition, essential skills for the formation of students. Therefore, we resort to the use of playful activities in the classroom and problem solving. We use the Jogo da Onça, of indigenous origin, unknown to many, but with historical, cultural and mathematical richness. The game rules, the board and the pieces served as an inspiration in the elaboration of a list with 67 problems, which aim to analyze the ways of moving and capturing the pieces solving questions of combinatorial analysis and mathematical logic. The elaborated problems are part of a didactic situation, developed from Guy Brousseau’s theory and carried out in a public school. Thus, we conclude that it is possible to discuss and study issues related to indigenous culture in the classroom, complying with Law number 11.645/2008, and to teach mathematics from the resolution of interesting, challenging and significant problems.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAnálise combinatóriapor
dc.subjectJogo da onçapor
dc.subjectSituação didáticapor
dc.subjectCombinatorial analysiseng
dc.subjectJaguar gameeng
dc.subjectDidactic situationeng
dc.titleA teoria das situações didáticas e o jogo da onça como opção estratégica de ensinopor
dc.title.alternativeThe theory of didactic situations and the jaguar game as a strategic teaching optioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma abordagem contextualizada para a Análise Combinatória, tendo como objetivo desenvolver o raciocínio lógico matemático, a criatividade, a criticidade e a intuição matemática, habilidades essenciais para a formação dos estudantes. Portanto, recorremos ao uso de atividades lúdicas em sala de aula e à resolução de problemas. Utilizamos o Jogo da Onça, de origem indígena, desconhecido para muitos, mas com riqueza histórica, cultural e matemática. As regras do jogo, o tabuleiro e as peças serviram de inspiração na elaboração de uma lista com 67 problemas, sendo que estes tem como objetivo analisar as formas de movimento e captura das peças resolvendo questões de análise combinatória e lógica matemática. Os problemas elaborados fazem parte de uma situação didática, desenvolvida a partir da teoria de Guy Brousseau e realizada em uma escola da rede pública. Assim concluímos que é possível discutir e estudar questões referentes à cultura indígena nas aulas, atendendo à Lei no 11.645/2008, e ensinar matemática a partir da resolução de problemas interessantes, desafiadores e significativos.por
dc.contributor.advisor1Stabel, Eduardo Casagrande
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6402813587470564por
dc.contributor.referee1Magnago, Karine Faverzani
dc.contributor.referee2Maggio, Deise Pedroso
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0186228413736982por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentMatemáticapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International