As condições de trabalho dos professores de ciências e as repercussões no seu trabalho pedagógico
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Data
2023-09-15Primeiro membro da banca
Hobold, Márcia de Souza
Segundo membro da banca
Hypolito, Álvaro Luiz Moreira
Terceiro membro da banca
Morschbacher, Márcia
Quarto membro da banca
Silva, Cirlande Cabral da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Teorizar sobre as condições de trabalho dos professores consiste em um tema central ao pensar
a educação escolar de crianças e adolescentes. Assunto significativo não somente ao trabalhador
da educação, mas para a sociedade como um todo, já que falar em educação reverbera em nossa
sociedade. Esta pesquisa busca aprofundar a análise nas repercussões das condições de trabalho
no trabalho pedagógico dos professores de ciências. Diante disso, esta pesquisa se propõe a
estudar as características, singularidades e condições de professores de ciências - Ensino
Fundamental na disciplina de ciências e no Ensino Médio nas disciplinas de biologia, física e
química. Ao objetivar compreender as repercussões das condições de trabalho no trabalho
pedagógico de professores de ciências, buscamos auxiliar os professores em suas reflexões
sobre a realidade do trabalho, assim como futuras pesquisas nas áreas do ensino de ciências e
educação. Para alcançar tamanho desafio, encontramos na Teoria Fundamentada (grounded
theory) o caminho metodológico rigoroso o suficiente para fazer uma contribuição sólida e, ao
mesmo tempo, a flexibilidade necessária para encarar uma temática complexa e variada como
as condições de trabalho dos professores. Foram utilizadas técnicas de entrevista
semiestruturada e questionário fechado criados no contexto desta pesquisa para aplicação com
os professores. Participaram da pesquisa professores que trabalham em escolas públicas e
privadas no estado do Rio Grande do Sul. Ao analisar os dados à luz da Teoria Fundamentada,
construiu-se a seguinte teoria substantiva: “o trabalho pedagógico dos professores de ciências
é produzido em meio a uma multiplicidade de condições de trabalho, que, por sua vez, se
encontram precarizadas e frágeis, dificultando a construção de um trabalho pedagógico coerente
com os seus objetivos e as necessidades dos estudantes. As condições de trabalho foram
identificadas como: instrumentos de trabalho insuficientes e precários, tempo de planejamento
inexistente ou insuficiente, o número de alunos e suas dificuldades complexificando o processo,
interferências e contextos escolares tirando a autonomia dos professores, excesso de trabalho e
as relações de emprego e salário evidenciando instabilidade e desvalorização. O resultado desse
fenômeno é o amplo adoecimento dos professores e a incapacidade de renovação e ou alteração
da educação em curso”.
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