Gestão participativa: educação de qualidade através da aproximação da comunidade local no espaço escolar
Resumen
A presente pesquisa objetivou identificar como a escola Municipal Educarte de Ernestina- RS pode atuar para aproximar a comunidade local do espaço escolar e construir o seu verdadeiro papel social. Para tanto, os princípios metodológicos utilizados partiram de uma pesquisa qualitativa envolvendo uma entrevista semidirigida com a direção e coordenação escolar, com dois docentes de diferentes disciplinas, um representante dos pais, um representante dos funcionários e a Secretária de Educação do Município de Ernestina - RS. A partir da análise reflexiva dos dados obtidos nas entrevistas, foi possível compreender que uma gestão democrática, possibilita aos sujeitos do espaço escolar e da comunidade local maior autonomia na tomada de decisões e com isso contribui para a qualificação do ensino. No contexto da pesquisa a gestão democrática se concretiza através dos conselhos deliberativos, da participação da comunidade nas reuniões pedagógicas e em projetos. Como todos os processos de democratização em construção ainda existem divergências que precisam ser moldadas para que se concretize efetivamente a autonomia dos sujeitos. No entanto, é fundamental entender que mesmo numa sociedade com princípios globalizantes, valorizar a comunidade local, atribui à educação um valor social para a cidadania.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
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