Uma análise de conteúdos de Matemática em livros didáticos utilizados na preparação para o exame de admissão ao ginásio
Abstract
O presente trabalho refere-se à pesquisa realizada através de uma análise sócio-histórica dos
conteúdos de matemática obrigatórios para a realização dos exames de admissão ao ginásio,
no Brasil. Como material de pesquisa foram analisados livros didáticos brasileiros, impressos
no ano de 1966, utilizados na preparação para os exames de admissão ao ginásio, um de
conteúdos e outro de problemas de matemática. A análise sócio-histórica lança um olhar
profundo aos livros pesquisados, levando em conta todo o contexto vivido durante a época em
que os livros foram utilizados. Assim, foram realizados estudos sobre o contexto sóciohistórico
vivenciado pela sociedade brasileira durante os 40 anos de vigência dos exames de
admissão ao ginásio, além do levantamento histórico, através das leis, desses exames no
Brasil.
Collections
- Educação Matemática [27]
The following license files are associated with this item: