Programa de educação ambiental informal através da separação na fonte e coleta seletiva dos resíduos sólidos domiciliares do bairro Recanto do Sol, município de Horizontina - RS
Resumen
Os avanços tecnológicos possibilitaram cada vez mais o acesso dos indivíduos a bens de
consumo. Todo processo produtivo exige matéria-prima, água e energia. O aumento do
consumo incentivou o aumento da produção, fechando um ciclo, que tem como conseqüência a
degradação ambiental. Os resíduos são gerados em todos os setores e processos da atividade
humana e industrial, que podem se apresentar na forma de gases, cinzas, ácidos, borrachas,
escórias metálicas, vidros, cerâmicas, óleos usados, graxas, etc. Muitos desses resíduos são
tóxicos. Estes Resíduos tornam-se problema quando não são tratados de modo consciente e
responsável pelo setor público, privado e pessoas em geral, podendo causar diversos danos
ambientais, sociais e econômicos se não tiverem um correto tratamento e disposição final.
Muitos desses danos podem ser irreversíveis ao meio ambiente, necessitando assim que as
empresas e o poder público adotem programas de Gestão Ambiental que venham a evitar esse
tipo de problema. No presente estudo foi realizado um Programa de Educação Ambiental Não
Formal, através da Separação na Fonte e Coleta Seletiva dos Resíduos Sólidos Urbanos do
Bairro Recanto do Sol, na cidade de Horizontina-RS. A empresa apoiadora e responsável pelo
financiamento e fornecimento de todos os materiais necessários, foi a empresa Residua
Soluções Ambientais Ltda. O objetivo proposto para o trabalho foi: Desenvolver um Programa
de Educação Ambiental Não Formal, através do incentivo e acompanhamento da separação na
fonte geradora dos resíduos sólidos urbanos do bairro Recanto do Sol, e Coleta Seletiva dos
materiais, por meio de um programa que busque promover o envolvimento social por meio de
estratégias de educação ambiental e mobilização social que colocam a população como agente
de coleta, com adesões voluntárias, ações integradas e constituição de parcerias. Os resultados
obtidos permitiram: a identificação do comportamento do individuo no que tange a separação do
lixo e o envolvimento em projetos de coleta seletiva, assim como avaliar o contexto
acompanhado com as estratégias recomendadas para o gerenciamento de resíduos, sob o
enfoque da sustentabilidade e da proteção ambiental, pois os prejuízos causados ao meio
ambiente são significativos, caso estes não sejam destinados adequadamente.
Colecciones
- Educação Ambiental [191]
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