dc.contributor.advisor | Martini, Marcus de | |
dc.creator | Silva, Isabel Scremin da | |
dc.date.accessioned | 2023-11-22T17:58:53Z | |
dc.date.available | 2023-11-22T17:58:53Z | |
dc.date.issued | 2019-06 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30649 | |
dc.description | Monografia apresentada ao Curso de Letras –
Bacharelado em Português, da Universidade
Federal de Santa Maria (UFSM, RS), como
requisito parcial para obtenção do título de
Bacharel em Letras. | por |
dc.description.abstract | Alexandre de Gusmao (1629-1724) was an important member of the Society of Jesus. At
times, his name appears in Brazilian Literature historiography as responsible for the
composition of História do Predestinado Peregrino e seu irmão Precito (1682) [The Story of
the Predestined Pilgrim and his brother Reprobate], “the first novel written in Brazil”
(MOISÉS, 1990, p. 222). In effect, most of the studies about Gusmao focus on the parallel,
but opposite, paths followed by Predestined and Reprobate. However, some aspects still
remain without answers. Thus, this research aims at highlighting some critical crossroads and
indicating possible ways for future analyses, especially related to História’s genre and its
“protagonists”, that is, Predestined and Reprobate. We intend to regard not only the
rhetorical-poetical parameters of the 1600s, when the acute and pictorial metaphor is
considered the basis of invention, but also the theological-political context of the Catholic
Reformation, associated with notions like “the Mystical Body” and “common good”. In order
to privilege Gusmao’s classification – since he considers História do Predestinado Peregrino
e seu irmão Precito as a history or a parable –, we believe that his work uses allegory as a
rhetorical ornament, and the parabolic, moral and anagogical senses from biblical exegesis
tradition. We also believe that Predestined and Reprobate are general types of virtuous and
vicious men, and exemplary models which could promote a reflection about eternal salvation
and condemnation on the target audience. Finally, the two paths seem to be in conformity to
the three basic principles of Rhetoric – teaching, delighting and moving affections – towards
an audience that was supposedly learning to read and to obey the dogmas of the Church. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Alexandre de Gusmão. História do Predestinado Peregrino e seu irmão Precito. Alegoria. Parábola. Tipos. | por |
dc.title | História do Predestinado Peregrino e seu irmão Precito, de Alexandre de Gusmão: a parábola fingida, e verdadeira, do peregrino e do réprobo | por |
dc.title.alternative | THE STORY OF THE PREDESTINED PILGRIM AND HIS BROTHER REPROBATE, BY ALEXANDRE DE GUSMAO: THE FALSE AND TRUE PARABLE OF THE PILGRIM AND THE REPROBATE | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Letras-Português/Literaturas-Bacharelado | por |
dc.description.resumo | Alexandre de Gusmão (1629-1724) foi membro importante da Companhia de Jesus. Seu
nome, por vezes, avulta na historiografia da Literatura Brasileira como responsável pela
composição de História do Predestinado Peregrino e seu irmão Precito (1682), considerada a
“primeira novela escrita no Brasil” (MOISÉS, 1990, p. 222). Com efeito, boa parcela da
crítica atual acerca de Gusmão dedica-se aos caminhos paralelos, mas contrários, dos irmãos
Predestinado e Precito. Contudo, alguns aspectos ainda se nos apresentam lacunares, cabendo
a este trabalho destacar certas encruzilhadas críticas e apontar caminhos possíveis de análise,
sobretudo em relação ao gênero da obra e à configuração de seus protagonistas, Predestinado
e Precito. Buscamos respeitar, na medida do possível, os parâmetros retórico-poéticos
vigentes no Seiscentos ibérico, período de valorização da metáfora aguda e pictórica enquanto
base da invenção, bem como o contexto teológico-político da época, atrelado à Reforma
Católica e às noções de “corpo místico” e “bem comum”. Privilegiando a classificação de
Gusmão, que considera sua obra uma “história” e uma “parábola”, acreditamos que ela utilize
a alegoria enquanto ornamento retórico e aproveite-se da tradição exegética bíblica, em seus
sentidos parabólico, moral e anagógico. Por fim, consideramos Predestinado, o peregrino, e
Precito, o réprobo, como tipos genéricos do “virtuoso” e do “vicioso”, modelos exemplares à
ordenação dos hábitos do público-alvo em direção à salvação ou à condenação eternas. Tudo,
enfim, conforme os três principais objetivos retóricos – ensinar, deleitar e mover as paixões –
com vistas a uma audiência iniciante na leitura e na catequização. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |