Letramentos em construção de estudantes oriundos de assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Rio Grande do Sul
Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo analisar elementos da trajetória de experiências
letradas de quatro estudantes oriundos de três assentamentos do Movimento dos
Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), graduandos de diferentes cursos de uma
universidade federal do sul do país. Além disso, busca-se verificar certas práticas letradas
desenvolvidas no contexto de circulação social dos sujeitos que foram significativas para
o processo de ingresso desses estudantes no ensino superior e, também, identificar as
estratégias de adaptação utilizadas por tais alunos para engajarem-se nas atividades de
letramento acadêmico requeridas na universidade. A geração de dados ocorreu a partir da
realização de doze entrevistas semiestruturadas, três com cada sujeito, sendo que todas
foram feitas de forma remota através de videochamadas entre os meses de Julho e Outubro
de 2021. Com a análise dos dados, constatou-se que as experiências letradas que os
sujeitos compartilhavam antes da graduação restringiam-se à socialização entre o âmbito
familiar e o escolar, não interagindo com letramentos valorizados por uma cultura
dominante. Desse modo, foram os estímulos afetivos e ideológicos obtidos no sistema
familiar, as práticas letradas desenvolvidas na escola e as singularidades constituintes da
identidade de cada participante que permitiram que eles se tornassem sujeitos de sucesso
escolar e ingressassem no Ensino Superior.