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dc.contributor.advisorFuzer, Cristiane
dc.creatorFaccin, Ananda
dc.date.accessioned2023-11-24T19:16:04Z
dc.date.available2023-11-24T19:16:04Z
dc.date.issued2013-07-29
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30714
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Bacharelado em Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Letraspor
dc.description.abstractIn this paper, we aim to analyze the linguistic features that express attitudinal evaluations, through the subsystem of Attitude in the System of Appraisal (MARTIN; WHITE, 2005), in the speeches of the choir character in Sophocles‟ Greek tragedy Oedipus The King, translated from Greek to Portuguese by Mário da Gama Kury. The methodological steps are the following: a) description of the contextual configuration of the selected tragedy; b) examination and analysis of categories from the attitude subsystem in these speeches; c) examination of the evaluated referents; d) examination and analysis of lexicogrammatical elements responsible for the realization of attitudinal evaluations and e) analysis and interpretation of the evaluations, relating them to the chorus function in the overall work. Through the analysis, we realized that the attitudinal evaluations are predominant judgement, followed by affect and appreciation. The referents evaluated by the chorus are the gods, the king Oedipus himself, the Theban people, objects (tiara, throne), things (Sphinx) and places (Mount Cithaeron), events (crimes, marriage/incest, parricide, trials, turpitudes, emulation and time) and the oracles. These evaluations are realized by relational, verbal, material, behavioral and mental clauses; by Verbiage, Epithet and Attribute; by circunstances of manner and spatio-temporal location; by negative polarity and modality, as well as by modal adjunct. Thus, we conclude that, besides behaviors and affective feelings, the chorus function is to aesthetically evaluate objects, places, natural phenomena and the state of things - what is not mentioned by researchers of this work of Sophocles, although it is important due to the high occurrence of the linguistic features that express this kind of evaluation in the chorus speeches.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSistema de avaliatividadepor
dc.subjectsubsistema de atitudepor
dc.subjectÉdipo-reipor
dc.subjectCoropor
dc.subjectEvaluation systempor
dc.subjectAttitude subsystempor
dc.subjectKing Oedipuspor
dc.subjectChoruspor
dc.titleAnálise de marcas linguísticas que expressam avaliações de atitude nas falas do coro em Édipo rei, de Sófoclespor
dc.title.alternativeAnalisys of linguistic features that express atitudinal evaluations in chorus speeches of Oedipus the king, of Sophocleseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationLetras-Português/Literaturas-Bachareladopor
dc.description.resumoObjetivamos, neste trabalho, analisar marcas linguísticas que expressam avaliações, por meio do subsistema de Atitude do Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005), nas falas do personagem coro, na tragédia grega Édipo Rei de Sófocles, tradução do grego para o português de Mário da Gama Kury. Os passos metodológicos que seguimos são: a) descrição da configuração contextual da tragédia escolhida; b) verificação e análise de ocorrências das categorias do subsistema de atitude nessas falas; c) verificação dos referentes avaliados; d) verificação e análise dos elementos léxico-gramaticais responsáveis pela realização das avaliações de Atitude e e)análise e interpretação das avaliações, relacionando-as com a função do coro no conjunto da obra. Com a análise, percebemos que predominam avaliações de atitude de julgamento, seguidas de afeto e de apreciação. Os referentes avaliados pelo coro são os deuses, ele próprio, o rei Édipo, o povo tebano, objetos (tiara, trono), coisas (Esfinge) e lugares (Monte Citéron), os acontecimentos (os crimes, o matrimônio/incesto, o parricídio, as provações, os torpes, a emulação e o tempo) e os oráculos. Essas avaliações são realizadas por orações relacionais, verbais, materiais, comportamentais e orações mentais; por Verbiagem, Epíteto e Atributo; por circunstâncias de modo, de localização espacial e temporal; por polaridade e modalidade negativas, bem como por adjunto modal. Desse modo, concluímos que, além de comportamentos e sentimentos afetivos, o coro tem como função avaliar esteticamente objetos, lugares, fenômenos naturais e estados de coisas – função a que estudiosos dessa obra de Sófocles não fazem referência, mas que é importante, tendo em vista a grande ocorrência das marcas linguísticas que expressam esse tipo de avaliação nas falas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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