Uma análise de enunciados institucionais: o funcionamento dos memes nas campanhas de vacinação contra a covid
Visualizar/ Abrir
Data
2023-01-30Autor
Aguiar, Maiara Albuquerque de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente pesquisa propõe uma análise de enunciados institucionais que circularam
nas mídias digitais oficiais da Prefeitura de Santa Maria, em formato de memes, entre
os anos de 2021 e 2022, que informavam sobre as campanhas de vacinação contra a
covid-19. Assim, através da análise, o estudo tem o objetivo de demonstrar como
ocorreram os processos discursivos presentes nos memes. Para alcançar o objetivo
desejado, os memes foram selecionados e coletados, com datas e temas distintos, no
Instagram oficial da Prefeitura de Santa Maria, sendo analisados através dos
fundamentos teóricos da Análise de Discurso de linha francesa. Os resultados desta
pesquisa, apoiados na análise e nos índices do “Vacinômetro” da Prefeitura,
demonstram que o meme foi efetivo na divulgação das campanhas de vacinação
contra o vírus SARS-CoV-2, por ser um objeto discursivo que cativa o público e atrai
diversas gerações através de sua forma descontraída, amistosa e atemporal.
Portanto, em tempos pandêmicos seu uso foi essencial no combate à covid-19 e em
prol da saúde pública, permanecendo em circulação com os mesmos objetivos ainda
em 2023.