dc.contributor.advisor | Silveira, Verli Fátima Petri da | |
dc.creator | Aguiar, Maiara Albuquerque de | |
dc.date.accessioned | 2023-12-04T16:21:50Z | |
dc.date.available | 2023-12-04T16:21:50Z | |
dc.date.issued | 2023-01-30 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30782 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado
ao Curso de Letras Português Bacharelado, da
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM,
RS), como requisito parcial para obtenção do
título de Bacharela em Letras Português. | por |
dc.description.abstract | This research proposes to analyse institutional statements that circulated in official
digital media of the Santa Maria city hall, in the form of memes, between the years of
2021 and 2022, which informed about vaccination campaigns about covid-19.
Therefore, through the analysis, the study aims to demonstrate how the discursive
processes present in memes occurred and how the effective dissemination took place.
In order to achieve the desired objectives, the memes were selected and collected,
with different dates and themes, on the official Instagram of the Santa Maria city hall,
being analyzed through the theoretical foundations of French Discourse Analysis. The
results of this research, supported by the analysis and indexes of the City Hall's
"Vaccinometer", demonstrates that the meme was effective in publicizing vaccination
campaigns against the SARS-CoV-2 virus, as it is a discursive object that captivates
the public and attracts several generations through its relaxed, friendly and timeless
form. Therefore, in pandemic times, its use was essential in the fight against covid-19
and in favor of public health, remaining in circulation with the same objectives in 2023. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Campanha de vacinação | por |
dc.subject | Covid-19 | por |
dc.subject | Discurso | por |
dc.subject | Memes | por |
dc.subject | Pandemia | por |
dc.title | Uma análise de enunciados institucionais: o funcionamento dos memes nas campanhas de vacinação contra a covid | por |
dc.title.alternative | An analysis of institutional statements: the memes behavior in covid vaccination´s campaign | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Letras-Português/Literaturas-Bacharelado | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa propõe uma análise de enunciados institucionais que circularam
nas mídias digitais oficiais da Prefeitura de Santa Maria, em formato de memes, entre
os anos de 2021 e 2022, que informavam sobre as campanhas de vacinação contra a
covid-19. Assim, através da análise, o estudo tem o objetivo de demonstrar como
ocorreram os processos discursivos presentes nos memes. Para alcançar o objetivo
desejado, os memes foram selecionados e coletados, com datas e temas distintos, no
Instagram oficial da Prefeitura de Santa Maria, sendo analisados através dos
fundamentos teóricos da Análise de Discurso de linha francesa. Os resultados desta
pesquisa, apoiados na análise e nos índices do “Vacinômetro” da Prefeitura,
demonstram que o meme foi efetivo na divulgação das campanhas de vacinação
contra o vírus SARS-CoV-2, por ser um objeto discursivo que cativa o público e atrai
diversas gerações através de sua forma descontraída, amistosa e atemporal.
Portanto, em tempos pandêmicos seu uso foi essencial no combate à covid-19 e em
prol da saúde pública, permanecendo em circulação com os mesmos objetivos ainda
em 2023. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |