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dc.contributor.advisorSilveira, Verli Fátima Petri da
dc.creatorAguiar, Maiara Albuquerque de
dc.date.accessioned2023-12-04T16:21:50Z
dc.date.available2023-12-04T16:21:50Z
dc.date.issued2023-01-30
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30782
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Letras Português Bacharelado, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), como requisito parcial para obtenção do título de Bacharela em Letras Português.por
dc.description.abstractThis research proposes to analyse institutional statements that circulated in official digital media of the Santa Maria city hall, in the form of memes, between the years of 2021 and 2022, which informed about vaccination campaigns about covid-19. Therefore, through the analysis, the study aims to demonstrate how the discursive processes present in memes occurred and how the effective dissemination took place. In order to achieve the desired objectives, the memes were selected and collected, with different dates and themes, on the official Instagram of the Santa Maria city hall, being analyzed through the theoretical foundations of French Discourse Analysis. The results of this research, supported by the analysis and indexes of the City Hall's "Vaccinometer", demonstrates that the meme was effective in publicizing vaccination campaigns against the SARS-CoV-2 virus, as it is a discursive object that captivates the public and attracts several generations through its relaxed, friendly and timeless form. Therefore, in pandemic times, its use was essential in the fight against covid-19 and in favor of public health, remaining in circulation with the same objectives in 2023.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCampanha de vacinaçãopor
dc.subjectCovid-19por
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectMemespor
dc.subjectPandemiapor
dc.titleUma análise de enunciados institucionais: o funcionamento dos memes nas campanhas de vacinação contra a covidpor
dc.title.alternativeAn analysis of institutional statements: the memes behavior in covid vaccination´s campaigneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationLetras-Português/Literaturas-Bachareladopor
dc.description.resumoA presente pesquisa propõe uma análise de enunciados institucionais que circularam nas mídias digitais oficiais da Prefeitura de Santa Maria, em formato de memes, entre os anos de 2021 e 2022, que informavam sobre as campanhas de vacinação contra a covid-19. Assim, através da análise, o estudo tem o objetivo de demonstrar como ocorreram os processos discursivos presentes nos memes. Para alcançar o objetivo desejado, os memes foram selecionados e coletados, com datas e temas distintos, no Instagram oficial da Prefeitura de Santa Maria, sendo analisados através dos fundamentos teóricos da Análise de Discurso de linha francesa. Os resultados desta pesquisa, apoiados na análise e nos índices do “Vacinômetro” da Prefeitura, demonstram que o meme foi efetivo na divulgação das campanhas de vacinação contra o vírus SARS-CoV-2, por ser um objeto discursivo que cativa o público e atrai diversas gerações através de sua forma descontraída, amistosa e atemporal. Portanto, em tempos pandêmicos seu uso foi essencial no combate à covid-19 e em prol da saúde pública, permanecendo em circulação com os mesmos objetivos ainda em 2023.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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