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dc.creatorMaffini, Clarissa Antonello
dc.date.accessioned2023-12-04T21:20:54Z
dc.date.available2023-12-04T21:20:54Z
dc.date.issued2023-09-21
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30792
dc.description.abstractOrganizations have been adopting a new stance towards society, especially with the aim of mitigating the impact of their activities and this new stance can be achieved considering sustainable and innovative criteria related to business models. Considering this scenario, the present study aimed to analyze sustainable innovation practices and the characteristics of sustainable business models in industrial companies. Sustainable innovation practices were analyzed based on the archetypes proposed by Bocken et al. (2014) and Ritala et al. (2018) and regarding to the characteristics of business models, it was be based on studies by Boons and Lüdeke-Freund (2013), Kiron et al., (2013a) and Taran; Boer; Lindgren (2015). This work has academic, theoretical and practical relevance as it has an integrated approach, which seeks to include new sustainable practices with the aim of innovating the business model and creating sustainable value for industrial companies. To this end, the study has a descriptive approach, quantitative nature and was operationalized through a survey. The sample selected for the investigation was defined based on the Ecoinovar research group's contact database, made up of 14,031 Brazilian industrial companies, which belong to a varied range of sectors. All companies subject to the study were contacted, and the sample consisted of companies that actually received, responded to and returned the duly completed questionnaires. The results pointed to a positive and significant effect between innovation practices aimed at sustainability and sustainable business models. The evidence revealed a positive and significant effect between sustainability-oriented innovation practices and the degree of innovation present in sustainable business models. The analyzes reflected that the pandemic did not result in significant changes to sustainable business models in terms of the degree of innovation or the configuration itself, indicating a possible stability and resistance of these companies in the face of disruptions resulting from the pandemic.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectModelo de negóciospor
dc.subjectEmpresas industriaispor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectBusiness modeleng
dc.subjectIndustrial companieseng
dc.subjectSustainabilityeng
dc.subjectInnovationeng
dc.titleModelos de negócios orientados para a sustentabilidade em empresas industriais brasileiraspor
dc.title.alternativeBusiness models oriented sustainability in brazilian industrial companieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoAs organizações vêm adotando uma nova postura diante da sociedade, especialmente, com intuito de atenuar o impacto de suas atividades e essa nova postura pode ser alcançada considerando critérios sustentáveis e inovadores relacionados aos modelos de negócios. Considerando esse cenário, o presente estudo teve como objetivo analisar as práticas de inovação sustentável e as características dos modelos de negócios sustentáveis de empresas industriais. As práticas de inovação sustentável foram analisadas com base nos arquétipos propostos por Bocken et al. (2014) e Ritala et al. (2018) e no que se refere as características dos modelos de negócios sustentáveis teve como base os estudos de Boons e Lüdeke-Freund (2013), Kiron et al., (2013a) e Taran; Boer; Lindgren (2015). O presente trabalho apresenta relevância acadêmica, teórica e prática por ter uma abordagem integrada, que busca incluir novas práticas sustentáveis com intuito de inovar o modelo de negócios e criar valor sustentável para as empresas industriais. Para tanto, o estudo possui abordagem descritiva, natureza quantitativa e foi operacionalizada por meio de um survey. A amostra selecionada para a investigação foi definida a partir do banco de contatos do grupo de pesquisa Ecoinovar, composto de 14.031 empresas industriais brasileiras, que pertencem a uma gama variada de setores. Foram contatadas todas as empresas objeto do estudo, e a amostra foi constituída pelas empresas que efetivamente receberam, responderam e retornaram os questionários devidamente preenchidos. Os resultados apontaram para um efeito positivo e significativo entre as práticas de inovação direcionadas à sustentabilidade e os modelos de negócios sustentáveis. As evidências revelaram um efeito positivo e significativo entre as práticas de inovação voltadas para a sustentabilidade e o grau de inovação presente nos modelos de negócios sustentáveis. As análises refletiram que a pandemia não resultou em alterações significativas nos modelos de negócios sustentáveis em termos de grau de inovação ou na própria configuração, indicando uma possível estabilidade e resistência dessas empresas frente às perturbações decorrentes da pandemia.por
dc.contributor.advisor1Kneipp, Jordana Marques
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6222478647388362por
dc.contributor.referee1Bichueti, Roberto Schoproni
dc.contributor.referee2Barros, Thiago Antônio Beuron Côrrea de
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7377367548859957por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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