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dc.creatorPatias, Bhianca Conterato
dc.date.accessioned2023-12-13T13:10:27Z
dc.date.available2023-12-13T13:10:27Z
dc.date.issued2023-09-01
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30852
dc.description.abstractThis doctoral research is linked to the Postgraduate Program in Education at the Universidade Federal de Santa Maria, Research Line in Special Education, Inclusion, and Difference, Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Educação e Educação Inclusiva-GEPEIN. The general objective of this thesis was to analyze the elements in the graduation of Physical Education teachers from the Center of Physical Education and Sports at the Universidade Federal de Santa Maria that enable teaching practices aimed at the inclusion process of people with disabilities / special educational needs. To achieve the proposed objectives, this investigation falls within the scope of qualitative research, with data collection carried out through document analysis (CELLARD, 2010) and semi-structured interviews (MINAYO, 2012). Subsequently, data analysis took place through the content analysis technique (BARDIN, 2001).Fifteen professors from the Physical Education teaching program at the Center for Physical Education and Sports at the Universidade Federal de Santa Maria, as well as nine former teachers from this program, were interviewed. As results, it was observed that the former teachers of the Physical Education teaching program at CEFFD/UFSM encounter difficulties in developing their teaching practices when faced with a class that includes students with disabilities/SEN. These difficulties are related to how to create a lesson plan, how to assess, how to include everyone in the class without excluding anyone. Additionally, they believe that the program needs more disciplines that focus on this topic and suggest that existing disciplines incorporate content related to the inclusion of individuals with disabilities/SEN, such as collective sports disciplines. Regarding the program's faculty, some incorporate content related to inclusion by presenting situations where students must think and seek alternatives to conduct a class, as well as promoting discussions when the topic arises through student demands. These faculty members also face challenges in teaching in higher education settings with students with disabilities, as many were not prepared for it. This suggests a need to enhance the current training and provide continuous training for educators. In conclusion, the contents that address the theme of inclusive Physical Education are still limited, requiring a greater number of disciplines that cover the topic, and existing disciplines should include elements that connect the specific field of physical education with the development of individuals with disabilities/SEN.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação inicialpor
dc.subjectEducação física inclusivapor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectInitial formationeng
dc.subjectInclusive physical educationeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.titleA formação do professor de educação física da UFSM: elementos que possibilitem a atuação docente com vistas ao processo de inclusão de pessoas com deficiência/necessidades educacionais especiaispor
dc.title.alternativeThe graduation of physical education teachers at UFSM: elements enabling teaching practices aimed at the inclusion process of people with disabilities/special educational needseng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoEsta pesquisa de Doutorado está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, Linha de Pesquisa em Educação Especial, Inclusão e Diferença, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Educação e Educação Inclusiva – GEPEIN. O objetivo geral desta tese foi analisar quais são os elementos na formação do professor de Educação Física, do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria, que possibilitam a atuação docente com vistas ao processo de inclusão de pessoas com deficiência/necessidades educacionais especiais. A fim de alcançar os objetivos propostos, esta investigação se enquadra como uma pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados foi realizada através de análise documental (CELLARD, 2010) e de entrevistas semiestruturadas (MINAYO, 2012). Em seguida, a análise dos dados ocorreu por meio da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2001). Foram entrevistados quinze docentes do curso de licenciatura em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria, além de nove professores egressos desse curso. Como resultado, percebeu-se que os egressos do curso de licenciatura em Educação Física do CEFFD/UFSM encontram dificuldades para investir no desenvolvimento de sua atuação docente quando há uma turma que apresenta alunos com deficiência/NEE. Essas dificuldades estão relacionadas à elaboração de planejamento e ao modo avaliativo, buscando formas de incluir todos os alunos da turma, sem excluir ninguém. Além disso, esses professores acreditam que o curso carece de mais disciplinas para desenvolver o tema, bem como sugerem alterações em disciplinas que já existem, no sentido de inserir conteúdos que relacionem a inclusão de pessoas com deficiência/NEE, como por exemplo, considerando disciplinas de esporte coletivos. Em relação aos docentes do curso, alguns afirmam desenvolver conteúdos relacionados à inclusão, trazendo situações em que o acadêmico precisa refletir sobre o assunto e buscar alternativas para realizar uma aula. Também são promovidas discussões quando o tema vem à tona por demanda dos acadêmicos. Esses docentes também sentem dificuldades para atuar no ensino superior com alunos com deficiência, pois muitos não foram preparados para essa atuação. Ou seja, o curso precisa qualificar a formação atual e também realizar a formação continuada de quem forma. Conclui-se que os conteúdos envolvendo uma Educação Física inclusiva ainda são incipientes, sendo necessário o maior número de disciplinas que tratem do tema. Além disso, as disciplinas existentes devem inserir em seus conteúdos elementos que relacionem a área especifica da Educação Física ao desenvolvimento das pessoas com deficiência/ NEE.por
dc.contributor.advisor1Costas, Fabiane Adela Tonetto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3514821940003826por
dc.contributor.referee1Ivo, Andressa Aita
dc.contributor.referee2Ribas, João Francisco Magno
dc.contributor.referee3Gama, Maria Eliza Rosa
dc.contributor.referee4Lehmkuhl, Márcia de Souza
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2892280671940219por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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