dc.creator | Patias, Bhianca Conterato | |
dc.date.accessioned | 2023-12-13T13:10:27Z | |
dc.date.available | 2023-12-13T13:10:27Z | |
dc.date.issued | 2023-09-01 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30852 | |
dc.description.abstract | This doctoral research is linked to the Postgraduate Program in Education at the Universidade
Federal de Santa Maria, Research Line in Special Education, Inclusion, and Difference, Grupo
de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Educação e Educação Inclusiva-GEPEIN. The general
objective of this thesis was to analyze the elements in the graduation of Physical Education
teachers from the Center of Physical Education and Sports at the Universidade Federal de Santa
Maria that enable teaching practices aimed at the inclusion process of people with disabilities /
special educational needs. To achieve the proposed objectives, this investigation falls within
the scope of qualitative research, with data collection carried out through document analysis
(CELLARD, 2010) and semi-structured interviews (MINAYO, 2012). Subsequently, data
analysis took place through the content analysis technique (BARDIN, 2001).Fifteen professors
from the Physical Education teaching program at the Center for Physical Education and Sports
at the Universidade Federal de Santa Maria, as well as nine former teachers from this program,
were interviewed. As results, it was observed that the former teachers of the Physical Education
teaching program at CEFFD/UFSM encounter difficulties in developing their teaching practices
when faced with a class that includes students with disabilities/SEN. These difficulties are
related to how to create a lesson plan, how to assess, how to include everyone in the class
without excluding anyone. Additionally, they believe that the program needs more disciplines
that focus on this topic and suggest that existing disciplines incorporate content related to the
inclusion of individuals with disabilities/SEN, such as collective sports disciplines. Regarding
the program's faculty, some incorporate content related to inclusion by presenting situations
where students must think and seek alternatives to conduct a class, as well as promoting
discussions when the topic arises through student demands. These faculty members also face
challenges in teaching in higher education settings with students with disabilities, as many were
not prepared for it. This suggests a need to enhance the current training and provide continuous
training for educators. In conclusion, the contents that address the theme of inclusive Physical
Education are still limited, requiring a greater number of disciplines that cover the topic, and
existing disciplines should include elements that connect the specific field of physical education
with the development of individuals with disabilities/SEN. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Formação inicial | por |
dc.subject | Educação física inclusiva | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Initial formation | eng |
dc.subject | Inclusive physical education | eng |
dc.subject | Curriculum | eng |
dc.title | A formação do professor de educação física da UFSM: elementos que possibilitem a atuação docente com vistas ao processo de inclusão de pessoas com deficiência/necessidades educacionais especiais | por |
dc.title.alternative | The graduation of physical education teachers at UFSM: elements enabling teaching practices aimed at the inclusion process of people with disabilities/special educational needs | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa de Doutorado está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade Federal de Santa Maria, Linha de Pesquisa em Educação Especial, Inclusão e
Diferença, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Educação e Educação Inclusiva
– GEPEIN. O objetivo geral desta tese foi analisar quais são os elementos na formação do
professor de Educação Física, do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade
Federal de Santa Maria, que possibilitam a atuação docente com vistas ao processo de inclusão
de pessoas com deficiência/necessidades educacionais especiais. A fim de alcançar os objetivos
propostos, esta investigação se enquadra como uma pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados
foi realizada através de análise documental (CELLARD, 2010) e de entrevistas
semiestruturadas (MINAYO, 2012). Em seguida, a análise dos dados ocorreu por meio da
técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2001). Foram entrevistados quinze docentes do curso
de licenciatura em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade
Federal de Santa Maria, além de nove professores egressos desse curso. Como resultado,
percebeu-se que os egressos do curso de licenciatura em Educação Física do CEFFD/UFSM
encontram dificuldades para investir no desenvolvimento de sua atuação docente quando há
uma turma que apresenta alunos com deficiência/NEE. Essas dificuldades estão relacionadas à
elaboração de planejamento e ao modo avaliativo, buscando formas de incluir todos os alunos
da turma, sem excluir ninguém. Além disso, esses professores acreditam que o curso carece de
mais disciplinas para desenvolver o tema, bem como sugerem alterações em disciplinas que já
existem, no sentido de inserir conteúdos que relacionem a inclusão de pessoas com
deficiência/NEE, como por exemplo, considerando disciplinas de esporte coletivos. Em relação
aos docentes do curso, alguns afirmam desenvolver conteúdos relacionados à inclusão, trazendo
situações em que o acadêmico precisa refletir sobre o assunto e buscar alternativas para realizar
uma aula. Também são promovidas discussões quando o tema vem à tona por demanda dos
acadêmicos. Esses docentes também sentem dificuldades para atuar no ensino superior com
alunos com deficiência, pois muitos não foram preparados para essa atuação. Ou seja, o curso
precisa qualificar a formação atual e também realizar a formação continuada de quem forma.
Conclui-se que os conteúdos envolvendo uma Educação Física inclusiva ainda são incipientes,
sendo necessário o maior número de disciplinas que tratem do tema. Além disso, as disciplinas
existentes devem inserir em seus conteúdos elementos que relacionem a área especifica da
Educação Física ao desenvolvimento das pessoas com deficiência/ NEE. | por |
dc.contributor.advisor1 | Costas, Fabiane Adela Tonetto | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3514821940003826 | por |
dc.contributor.referee1 | Ivo, Andressa Aita | |
dc.contributor.referee2 | Ribas, João Francisco Magno | |
dc.contributor.referee3 | Gama, Maria Eliza Rosa | |
dc.contributor.referee4 | Lehmkuhl, Márcia de Souza | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2892280671940219 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |