Navegação Gestão Educacional por título
Itens para a visualização no momento 83-102 of 289
-
Educação infantil: do direito a oferta e ao acesso partir dos quatro anos de idade
(2016-02-23)Este trabalho foi realizado com apoio do Programa Observatório da Educação (OBEDUC/ELOS), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES/Brasil e apresenta limites e possibilidades relacionados à ... -
A educação musical em escolas municipais de Camobi - Santa Maria/RS: um estudo com diretores
(2009-01-16)A presente monografia está vinculada a linha de pesquisa Gestão da Organização Escolar do curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (RS) e ao grupo de pesquisa Formação, Ação e ... -
Educação na perspectiva inclusiva: uma reflexão sobre o processo a partir das representações dos gestores de uma escola especial de Santa Maria - RS
(2009-07-07)Essa pesquisa versa sobre o processo inclusivo de alunos que frequentam uma escola especial de Santa Maria RS. Buscou-se a partir disso investigar as representações dos gestores frente às políticas públicas inclusivas, ... -
A educação no sistema prisional: uma política de reinserção social?
(2013-08-09)Esta monografia tem como objeto de estudo as políticas públicas voltadas à educação no sistema prisional. Foi necessário identificar as políticas públicas voltadas para essa população e seus principais desafios para ... -
Efeitos da atuação de acadêmicas de educação especial como monitoras no processo de inclusão escolar
(2022-03-14)O presente estudo tem como objetivo geral analisar a atuação de acadêmicos(as) de Educação Especial na função de monitor em escolas comuns de Santa Maria/RS. Sendo uma pesquisa de cunho qualitativo, os processos metodológicos ... -
Ensaiando a constituição da docência na educação de jovens e adultos
(2022-02-24)Este trabalho está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É um ensaio monográfico, escrito como trabalho final do Curso de ... -
Ensino de história e cultura afro-brasileira: um estudo de caso acerca da atuação dos gestores na organização do currículo nos anos iniciais do ensino fundamental
(2013-04)Neste trabalho de pesquisa, a proposta foi investigar o papel dos gestores (coordenadores) na organização curricular dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em relação à Lei nº 10639/03, que se refere ao ensino de História ... -
O ensino fundamental de nove anos e a gestão pedagógica: reflexões em torno da implementação do bloco de alfabetização
(2019-08-22)Neste estudo, desenvolvido no curso de especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria/RS, enfocamos a organização do trabalho docente a partir da implementação do bloco pedagógico. Nosso objetivo ... -
Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa na EJA: desafios e limites para a gestão escolar
(2013-02-05)De um modo geral, o momento atual no ensino-aprendizagem da língua inglesa (LI) é de grande interesse para a educação. Especificamente no contexto de EJA, o ensino de LI pode contribuir para o desenvolvimento de possibilidades ... -
Escola inclusiva x gestão democrática: o lugar da família
(2007-11-05)O presente estudo, desenvolvido ao longo do Curso de Especialização em Gestão Educacional nos anos de 2006 e 2007 busca vislumbrar o lugar da família na escola inclusiva a partir da perspectiva de gestão democrática. ... -
Escola Marista Santa Maria: uma experiência em gestão escolar
(2008-02-29)Este trabalho analisa uma experiência de redução dos índices de reprovação na Escola Marista Santa Marta. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso, da aplicação de uma proposta alternativa referenciada ... -
Escola pública: laicidade e gestão democrática
(2017-11-28)Este trabalho surge a partir das vivências enquanto acadêmica do curso de especialização em gestão educacional da Universidade Federal de Santa Maria, o que possibilitou a ação-reflexão acerca da prática docente. O problema ... -
Escola regular e gestão da política pública inclusiva: narrativas docentes
(2011-03-03)Esta pesquisa tem como objetivo discutir como as políticas públicas para inclusão vêm repercutindo no contexto escolar e como os professores estão se apropriando de tais iniciativas. A reflexão aqui proposta insere-se nas ... -
A escolarização obrigatória dos quatro aos dezessete anos de idade: reflexões tecidas no cotidiano escolar
(2010-08-27)Esta monografia investiga quais são os desafios impostos à gestão educacional de uma escola pública, considerando-se a prerrogativa legal que amplia a obrigatoriedade da escolarização para quatorze anos de duração, com ... -
Escolas de educação infantil em Santa Maria/RS e repercussões inter-relacionadas à lei nº 12.796/2013
(2018-02-28)Esta pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa LP2 – Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Curso de Pós-graduação Especialização Lato Sensu em Gestão Educacional, tem por tema Educação Infantil e políticas públicas de ... -
Os estagiários e egressos da pedagogia e a gestão da prática pedagógica na educação infantil
(2009-12-15)Este trabalho procura investigar e analisar como os estagiários e os egressos da Pedagogia compreendem e efetivam em suas salas de aula a gestão da prática pedagógica em uma Instituição de Educação Infantil. A abordagem ... -
O estágio CIEE a partir do olhar dos gestores dos cursos de Pedagogia
(2018-09-05)O Estágio Não Obrigatório realizado nas EMEI’s de Santa Maria, vinculado ao CIEE, está presente durante a vida acadêmica de muitos acadêmicos dos Cursos de Formação de Professores da UFSM. Deste modo, a presente pesquisa ... -
Estágios curriculares supervisionados: o que a gestão escolar tem a ver com isso?
(2013-08-13)Considerando a realidade educacional brasileira, a relação entre universidade e escola básica é um tema que tem ganhado destaque. Neste contexto, formação de professores e gestão escolar são temas que estão bastante em ... -
Estilos de aprendizagem de estudantes surdos na educação superior
(2021-02-09)Este estudo, vinculado ao Curso de Gestão Educacional, do Programa de Políticas Públicas e Gestão Educacional, aborda a temática “Estilos de Aprendizagem de estudantes surdos na Educação Superior”. O qual teve como objetivo ... -
Experiência da implantação do plano de desenvolvimento da educação (PDE): no contexto de uma escola do interior do RS
(2011-03-02)O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) lançado em abril de 2007, pelo governo federal, pretende ser um instrumento de política pública indutor na elevação da qualidade na educação básica, por meio de uma articulação ...