Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchumacher, Jane
dc.creatorMello, Jaine Tomazi de
dc.date.accessioned2024-01-09T10:38:51Z
dc.date.available2024-01-09T10:38:51Z
dc.date.issued2023-07-03
dc.date.submitted2023-06-23
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31026
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Cursopor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/*
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospor
dc.subjectEstágio Obrigatório dos Anos Iniciaispor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.titleA Educação de jovens e adultos: Inquietações, perspectivas e desafiospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RSpor
dc.degree.specializationCurso de Pedagogia Noturnopor
dc.description.resumoO presente estudo surgiu da prática realizada no estágio obrigatório dos Anos Iniciais, no curso de Licenciatura em Pedagogia - Noturna, da Universidade Federal de Santa Maria - RS, com vivências em uma turma de ensino da Educação de Jovens e Adultos, momentos de muitos desafios, inquietações e estudos, mas também de muitas aprendizagens para ambos. Tendo como objetivo de pesquisa, analisar as práticas educativas desenvolvidas durante o estágio obrigatório dos Anos Iniciais, realizado em uma turma na Educação de Jovens e Adultos - Etapa I Alfabetização. As leituras que contribuíram na discussão, se apoiaram nos autores: L’Ecuyer (2018), Arroyo (2017), Freire (1989), entre outros. A pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, sendo a prática realizada com 11 alunos da Etapa I - Alfabetização. Os resultados desta prática me aproximaram com os sujeitos e com a prática do ensinar na Educação de Jovens e Adultos, bem como a forma de abordar os temas, e possibilitando uma análise do Projeto Pedagógico do Curso e das políticas públicas que asseguram o ensino na EJA e das minhas práticas realizadas com uma turma da Etapa I. Conclui-se que para o ensino da EJA é necessário algumas desconstruções ainda a serem feitas, como a não infantilização dos materiais, e práticas como uso de diferentes materiais (rótulos, jornais, revistas, panfletos, entre outros) e a valorização do que é feito pelos sujeitos, bem como sair do espaço escolar e o uso dos jogos digitais pedagógicos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto