A gestão e a organização da escola no processo de alfabetização do aluno de inclusão
Resumen
A melhoria na qualidade do ensino, vai muito além de materiais com alta tecnologia, salas de aula super equipadas e professores pós-graduados, principalmente quando se trata do ensino de alunos portadores de necessidades especiais, que além de todos recursos tecnológicos, necessitam de professores competentes e dispostos a realizarem um trabalho diferenciado com os mesmos. Mas para que isto seja possível a equipe gestora precisa estar em sintonia com os demais membros da escola. Deste modo, buscou-se como objetivo geral da pesquisa, investigar as contribuições da Gestão no processo de alfabetização dos alunos de inclusão em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Sapiranga (RS). Esta pesquisa fundamentou-se na metodologia qualitativa, utilizando-se da pesquisa do tipo estudo de caso, para obter considerações pertinentes e passíveis de estudo em qualquer instituição de ensino. Com o intuito de analisar de que forma ocorre o processo de alfabetização desta e escola e como a Gestão contribui para que isto ocorra, foi organizado um questionário com perguntas abertas, para que possibilitasse o registro real de suas percepções. Pelos relatos pode-se perceber que a Gestão Escolar é uma grande responsável pelo desenvolvimento de um trabalho qualificado com relação a alfabetização dos alunos de inclusão. Sendo assim, para que a alfabetização dos alunos de inclusão seja possível, é necessário que todos os envolvidos com estes alunos tomem conhecimento da função que exercem e busquem apoio sempre que julgar necessário.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
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