dc.contributor.advisor | Souto, Andrea do Roccio | |
dc.creator | Mai, Tagiane | |
dc.date.accessioned | 2024-01-12T15:40:07Z | |
dc.date.available | 2024-01-12T15:40:07Z | |
dc.date.issued | 2014-07-15 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31135 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Bacharelado em
Letras – Português/Literaturas, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM,
RS), como requisito parcial para obtenção do grau de
Bacharela em Letras | por |
dc.description.abstract | The “Coleção Particular” – constituted by the volumes Primeiro amor, Bartleby, o
escrivão, A fera na selva, Zazie no metrô, Museu do romance da Eterna and Avenida Niévski –
is characterized by the publication of western literature classics in editions which the graphic
project is part of reading experience and interferes in the way of experiencing the text. From
this perspective, they can be considered as “artist’s books” or “object-books”, a concept used
by Cosac Naify publishing house and adopted in this study as theoretical framework. So,
understanding the book as a support that takes advantage of the object, that is, of its
experimental resources, its unusual materialities and mainly of the articulation of these
properties with verbal text in such a way that instigates the reader to a reading that appeals to
senses, this research aims at elucidating how sensorial experience of “Coleção Particular” books
reading collaborates and/or interferes in the interpretation of the literary text. The analysis
considers the following graphical aspects: casing, book jacket, type of paper of cover and pages,
texture, color, text layout on pages, cutting, binding and finishing. Setting up the relation among
these aspects and what they suggest or aggregate in terms of sense to the literary text, it can be
observed that the object-book presentes itself as an object with expressive potential that touches
readers’ sensitivity, surprising, Moving and enchanting them. Besides, it demystifies the act of
reading and its enjoyment in traditional ways because, in the relation among literary text,
graphical project and reader, the necessity of another way of thinking to reach the meaning of
the object is settled. Therefore, it is observed that the sensorial experience in “Coleção
Particular” is confused with the reading of verbal text, and both end up amalgamating in only
one experience, which collaborates for a meaning construction that amplifies/expands/dilates
the literary text, transcending verbal space in such a way that form and content become
inseparable for the apprehension of the overall sense of the object. Finally, we highlight that
the sensorial experience of reading is always a one-of-akind experience for each reader,
according to his/her sensitivity, in such a way that the Reading presented in this study is also a
personal reading of the volumes. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Livro objeto. Leitura sensível. “Coleção Particular”. | por |
dc.title | Literatura e Livros-Objeto: a experiência sensorial de leitura na “Coleção Particular”, da editora Cosac Naify | por |
dc.title.alternative | LITERATURE AND BOOKS-OBJECT: A SENSORY EXPERIENCE OF READING ON “COLEÇÃO PARTICULAR”, FROM EDITORIAL COSAC NAIFY | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Letras-Português/Literaturas-Bacharelado | por |
dc.description.resumo | A “Coleção Particular” – constituída dos títulos Primeiro amor, Bartleby, o escrivão, A
fera na selva, Zazie no metrô, Museu do romance da Eterna e Avenida Niévski − se caracteriza
pela publicação de clássicos da literatura ocidental em edições nas quais o projeto gráfico faz
parte da experiência de leitura e interfere na forma de experimentar o texto. Sob essa
perspectiva, podem ser considerados “livros de artista” ou “livros-objeto”, conceito este
praticado pela própria editora Cosac Naify e adotado neste trabalho como referencial teórico.
Entendendo o livro, então, como um suporte que tira partido do objeto, isto é, de seus recursos
experimentais, de suas materialidades inusitadas e, principalmente, da articulação destes com o
texto verbal, de forma a instigar o leitor a uma leitura que apela para os sentidos, esta pesquisa
visa elucidar de que forma a experiência sensorial de leitura dos livros da “Coleção Particular”
colabora e/ou interfere na interpretação do texto literário. A análise se reporta aos seguintes
aspectos gráficos: invólucro, sobrecapa, tipo de papel da capa e do miolo, textura, cor,
disposição do texto na página, corte, encadernação e acabamento. Estabelecendo-se a relação
entre esses aspectos e o que sugerem ou agregam em termos de sentido ao texto literário,
observa-se que o livro-objeto se apresenta como um objeto com potencial expressivo que
mexe com a sensibilidade do leitor, surpreendendo-o, comovendo-o, encantando-o. Além
disso, desmistifica o ato de ler e seu desfrute nos moldes tradicionais, porque, na relação entre
texto literário, projeto gráfico e leitor, instala-se a necessidade de outra lógica para se chegar
ao significado do objeto. Dessa forma, observa-se que a experiência sensorial na “Coleção
Particular” enriquece sobremaneira a leitura do texto literário, reforçando as sensações
originadas do texto e colaborando na apreensão de seu sentido. Por fim, destaca-se que a
experiência sensorial de leitura é sempre uma experiência única para cada leitor, de acordo
com a sua sensibilidade, de forma que a leitura apresentada neste trabalho é também uma
leitura particular da coleção. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |