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dc.contributor.advisorSouto, Andrea do Roccio
dc.creatorMai, Tagiane
dc.date.accessioned2024-01-12T15:40:07Z
dc.date.available2024-01-12T15:40:07Z
dc.date.issued2014-07-15
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31135
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Bacharelado em Letras – Português/Literaturas, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharela em Letraspor
dc.description.abstractThe “Coleção Particular” – constituted by the volumes Primeiro amor, Bartleby, o escrivão, A fera na selva, Zazie no metrô, Museu do romance da Eterna and Avenida Niévski – is characterized by the publication of western literature classics in editions which the graphic project is part of reading experience and interferes in the way of experiencing the text. From this perspective, they can be considered as “artist’s books” or “object-books”, a concept used by Cosac Naify publishing house and adopted in this study as theoretical framework. So, understanding the book as a support that takes advantage of the object, that is, of its experimental resources, its unusual materialities and mainly of the articulation of these properties with verbal text in such a way that instigates the reader to a reading that appeals to senses, this research aims at elucidating how sensorial experience of “Coleção Particular” books reading collaborates and/or interferes in the interpretation of the literary text. The analysis considers the following graphical aspects: casing, book jacket, type of paper of cover and pages, texture, color, text layout on pages, cutting, binding and finishing. Setting up the relation among these aspects and what they suggest or aggregate in terms of sense to the literary text, it can be observed that the object-book presentes itself as an object with expressive potential that touches readers’ sensitivity, surprising, Moving and enchanting them. Besides, it demystifies the act of reading and its enjoyment in traditional ways because, in the relation among literary text, graphical project and reader, the necessity of another way of thinking to reach the meaning of the object is settled. Therefore, it is observed that the sensorial experience in “Coleção Particular” is confused with the reading of verbal text, and both end up amalgamating in only one experience, which collaborates for a meaning construction that amplifies/expands/dilates the literary text, transcending verbal space in such a way that form and content become inseparable for the apprehension of the overall sense of the object. Finally, we highlight that the sensorial experience of reading is always a one-of-akind experience for each reader, according to his/her sensitivity, in such a way that the Reading presented in this study is also a personal reading of the volumes.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLivro objeto. Leitura sensível. “Coleção Particular”.por
dc.titleLiteratura e Livros-Objeto: a experiência sensorial de leitura na “Coleção Particular”, da editora Cosac Naifypor
dc.title.alternativeLITERATURE AND BOOKS-OBJECT: A SENSORY EXPERIENCE OF READING ON “COLEÇÃO PARTICULAR”, FROM EDITORIAL COSAC NAIFYeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationLetras-Português/Literaturas-Bachareladopor
dc.description.resumoA “Coleção Particular” – constituída dos títulos Primeiro amor, Bartleby, o escrivão, A fera na selva, Zazie no metrô, Museu do romance da Eterna e Avenida Niévski − se caracteriza pela publicação de clássicos da literatura ocidental em edições nas quais o projeto gráfico faz parte da experiência de leitura e interfere na forma de experimentar o texto. Sob essa perspectiva, podem ser considerados “livros de artista” ou “livros-objeto”, conceito este praticado pela própria editora Cosac Naify e adotado neste trabalho como referencial teórico. Entendendo o livro, então, como um suporte que tira partido do objeto, isto é, de seus recursos experimentais, de suas materialidades inusitadas e, principalmente, da articulação destes com o texto verbal, de forma a instigar o leitor a uma leitura que apela para os sentidos, esta pesquisa visa elucidar de que forma a experiência sensorial de leitura dos livros da “Coleção Particular” colabora e/ou interfere na interpretação do texto literário. A análise se reporta aos seguintes aspectos gráficos: invólucro, sobrecapa, tipo de papel da capa e do miolo, textura, cor, disposição do texto na página, corte, encadernação e acabamento. Estabelecendo-se a relação entre esses aspectos e o que sugerem ou agregam em termos de sentido ao texto literário, observa-se que o livro-objeto se apresenta como um objeto com potencial expressivo que mexe com a sensibilidade do leitor, surpreendendo-o, comovendo-o, encantando-o. Além disso, desmistifica o ato de ler e seu desfrute nos moldes tradicionais, porque, na relação entre texto literário, projeto gráfico e leitor, instala-se a necessidade de outra lógica para se chegar ao significado do objeto. Dessa forma, observa-se que a experiência sensorial na “Coleção Particular” enriquece sobremaneira a leitura do texto literário, reforçando as sensações originadas do texto e colaborando na apreensão de seu sentido. Por fim, destaca-se que a experiência sensorial de leitura é sempre uma experiência única para cada leitor, de acordo com a sua sensibilidade, de forma que a leitura apresentada neste trabalho é também uma leitura particular da coleção.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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