dc.contributor.advisor | Muñoz, Jaime Renato Serrano | |
dc.creator | Couto, Natanael Silva do | |
dc.date.accessioned | 2024-01-15T11:17:57Z | |
dc.date.available | 2024-01-15T11:17:57Z | |
dc.date.issued | 2023-07-20 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31138 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Música: Músicas dos Séculos XX e XXI - Performance e Pedagogia, RS,2023. | por |
dc.description.abstract | In this work, we intend to analyze the eclecticism in Vitor Ramil’s music, based on the
album “Ramilonga: A Estética do Frio”, released in 1997. Eclecticism is an concept
that emerges in music in the mid-20th century, which integrates elements of different
cultures for the creation and execution of music, without altering the characteristics of
a certain style or genre. Vitor Ramil’s album presents a new possibility for the
compositions of milongas, a folkloric genre recognized in Rio Grande do Sul,
Uruguay and Argentina, that traditionally portrays the life of the countryside. From the
reflections conatined in the essay “A Estética do Frio”, it is understood that the artist
inserts urban, literary and musical elements from other cultures, such as the Indian
and the European, creating a modern and eclectic milonga. This work is divided into
four chapters: the first presents the theoretical foundation; the second presents the
traditionalist elements of the Rio Grande do Sul culture; the third presents the
modern elements present in Vitor Ramil’s music; finally, the fourth is dedicated to the
analysis of the tracks of the album “Ramilonga: A Estética do Frio”. It is concluded,
therefore, that Vitor Ramil is an artist capable of renewing the gaúcha music, without
losing his cultural identity, through eclecticism. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ecletismo | por |
dc.subject | Música | por |
dc.subject | Vitor Ramil | por |
dc.subject | Milonga | por |
dc.subject | Estética do Frio | por |
dc.subject | Eclectism | eng |
dc.subject | Music | eng |
dc.title | Ecletismo no álbum “Ramilonga” de Vitor Ramil: reversões do regionalismo e milonga através da “Estética do Frio” | por |
dc.title.alternative | Eclecticism in the album "Ramilonga" by Vitor Ramil: reversals of regionalism and milonga through the "Estética do Frio" | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Música: Músicas dos Séculos XX e XXI - Performance e Pedagogia | por |
dc.description.resumo | Neste trabalho, pretende-se analisar o ecletismo na música de Vitor Ramil, a partir
do álbum “Ramilonga: A Estética do Frio”, lançado em 1997. O ecletismo é um
elemento que surge na música em meados do século XX, que integra elementos de
diferentes culturas para a criação e execução musical, sem alterar as características
de um determinado estilo ou gênero. O álbum de Vitor Ramil apresenta uma nova
possibilidade para as composições de milongas, um gênero folclórico reconhecido
no Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina, que tradicionalmente retrata a vida no
campo. A partir das reflexões provocadas pelo ensaio “A Estética do Frio”,
entende-se que o artista insere elementos urbanos, literários e musicais de outras
culturas, como a indiana e a europeia, criando uma milonga moderna e eclética. Este
trabalho se divide em quatro capítulos: o primeiro apresenta a fundamentação
teórica; o segundo apresenta os elementos tradicionalistas da cultura riograndense;
o terceiro apresenta os elementos modernos presentes na música de Vitor Ramil;
por fim, o quarto se dedica à análise das faixas do álbum “Ramilonga: A Estética do
Frio”. Conclui-se, portanto, que Vitor Ramil é um artista capaz de renovar a música
gaúcha, sem perder a sua identidade cultural, através do ecletismo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |