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dc.contributor.advisorVieira, Rodrigo Padilha
dc.creatorCamargo, Maurício Carazzo de
dc.date.accessioned2024-01-22T11:24:40Z
dc.date.available2024-01-22T11:24:40Z
dc.date.issued2023-12-19
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31184
dc.description.abstractIn this final course project, the study encompasses various electric motor topologies, including an in-depth analysis of the inherent advantages and disadvantages of each. The central proposal involves investigating the mathematical model of both induction motors and permanent magnet motors, operating in conjunction with an inverter through a discrete domain control strategy. Within the scope of this research, control strategies are discussed, encompassing the configuration of proportional-integral (PI) controller gains to nullify the second-order dynamics of the closed-loop system. Additionally, aspects such as controller discretization using the Tustin method, PWM signal generation based on geometric approach, and the application of vector control in induction and permanent magnet motors are explored. Finally, the results obtained from simulations conducted in the PSIM virtual environment validate the adequacy of the proposed methodology. It is concluded that studying various motor topologies, especially those requiring operation with inverters, plays a fundamental role in striving for enhanced efficiency levels and optimizing energy resources.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMotores Elétricospor
dc.subjectcontrole de Motorespor
dc.subjectmotores de Induçãopor
dc.subjectmotores de ímãs permanentespor
dc.subjectmodelagem matemáticapor
dc.subjectcontrole discretopor
dc.subjectestratégias de controlepor
dc.subjectcontrole proporcional-integralpor
dc.subjectmétodo de Tustinpor
dc.subjectPWM geométricopor
dc.subjectcontrole vetorialpor
dc.subjectsimulação (PSIM)por
dc.subjectElectric motorseng
dc.subjectmotor controleng
dc.subjectinduction motorseng
dc.subjectpermanent magnet motorseng
dc.subjectmathematical modelingeng
dc.subjectdiscrete controleng
dc.subjectcontrol strategieseng
dc.subjectproportional-integral controleng
dc.subjectTustin methodeng
dc.subjectgeometric PWMeng
dc.subjectvector controleng
dc.subjectsimulation (PSIM)eng
dc.titleEstudo e controle do motor de indução e do motor síncrono de ímãs permanentespor
dc.title.alternativeStudy and control of the induction motor and permanent magnet synchronous motoreng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationEngenharia Elétrica.por
dc.description.resumoNeste trabalho de conclusão de curso é abordado o estudo de diversas topologias de motores elétricos, com a devida análise das vantagens e desvantagens inerentes a cada uma delas. A partir disto, a proposta central consiste na investigação do modelo matemático dos motores de indução e dos motores de ímãs permanentes, operando juntamente a um inversor a partir de uma estratégia de controle no domínio discreto. No escopo desta pesquisa, são discutidas estratégias de controle que envolvem a configuração dos ganhos dos controladores proporcional-integral (PI) para cancelar a dinâmica de segunda ordem do sistema em malha fechada. Além disso, são explorados aspectos como a discretização dos controladores usando o método de Tustin, a geração de sinais PWM com base na abordagem geométrica e a aplicação do controle vetorial em motores de indução e motores de ímãs permanentes. Por fim, os resultados obtidos em simulações realizadas no ambiente virtual PSIM confirmam a adequação da metodologia proposta. Conclui-se que o estudo de diversas topologias de motores, sobretudo aqueles que exigem a operação com inversores, desempenha um papel fundamental na busca por níveis aprimorados de eficiência e na otimização dos recursos energéticos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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