Dualidade de beócia o espaço “não-teatral” como dispositivo no desenvolvimento de uma personagem
dc.contributor.advisor | Canalles, Pablo | |
dc.creator | Dorneles, Iasmin Iorhana Naue | |
dc.date.accessioned | 2024-01-22T12:30:05Z | |
dc.date.available | 2024-01-22T12:30:05Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31199 | |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Teatro | por |
dc.title | Dualidade de beócia o espaço “não-teatral” como dispositivo no desenvolvimento de uma personagem | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.description.resumo | O presente relatório de conclusão de Curso tem, como objeto de estudo, o uso de espaços "não-teatrais” na construção de subpartituras, para desenvolver a personagem Beócia, no espetáculo Lisístrata/87. Para isso, o estudo conta com a metodologia experimental, onde a experimentação leva a descoberta. Junto disso, se fez necessária a revisão literária de Eugênio Barba, sob o maior debruçamento nos diários de Julia Varley, em especial seus estudos sobre as subpartituras. As subpartituras podem ser vistas como apoios e acessos para a atriz quando está em cena, para manter sempre viva a atuação. Os espaços “não-teatrais” trazem esses apoios e, assim, a correlação de ambos os termos resultam na parte prática e teórica desta pesquisa. Em primeiro lugar, o trabalho discorre sobre as motivações de pesquisa da atriz, para posteriormente relatar como foi o processo até a estreia do espetáculo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
-
TCC Artes Cênicas - Bacharelado [31]
Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Bacharelado em Artes Cênicas