Mostrar registro simples

dc.creatorRibeiro, Eliziane Tainá Lunardi
dc.date.accessioned2024-01-22T13:32:30Z
dc.date.available2024-01-22T13:32:30Z
dc.date.issued2023-09-01
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31206
dc.description.abstractThis thesis, developed in the Doctoral Course of the Postgraduate Program in Education (PPGE), in the research line Special Education, inclusion and difference, and articulated to the research groups GEPE - Study and Research Group in Special Education and Inclusion and Rizoma - Policies, Curriculum and Education, aims to analyze how the educational practices of school scenes perform and invent subjects in constant movements of escape. That said, through teaching experiences and notebooks of everyday school life, a problematization is invented to move some clues and shuffle them: how do the educational practices of school scenes perform and invent subjects in constant movements of escape? To this end, School Scenes are constructed as materiality from School Minutes, inventing Episodes (practices of subject production) that give visibility to the extension of discourses on student-bodies, a body-other: [i]mobile, (in)disciplinary, (in)capturable and (in)correctable. Between the Episodes, movements of escape are mobilized, constituting the Thesis: educational practices and the school, crossed by other visibilities, produce subjects as bodies-resistance that cause escapes-blurring in the ways of being/doing another school. Therefore, the Thesis can be detailed through the invention of educational practices capable of, in another discourse about subject-bodies, giving visibility to bodies-resistance, which enable, with their performances, constant movements of escapes/blurrings. Bodies-resistance that beckon to other disputes in the relations of force, in order to review the educational practices themselves and the possibility of another school, sliding the production of subject to a body-other, in performance a body-power-resistance-knowledge.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProdução de sujeitospor
dc.subjectPráticas educativaspor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectCorpos-resistênciapor
dc.subjectProduction of subjectseng
dc.subjectEducational practiceseng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectBodies-resistanceeng
dc.titleSujeito-corpo-resistência: práticas discursivas em cenas escolarespor
dc.title.alternativeSubject-body-resistance: educational practices in schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta tese, desenvolvida no curso de doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), na linha de pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença, e articulada ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão (GEPE) e ao Grupo Rizoma - Políticas, Currículo e Educação, tem como objetivo analisar como as práticas educativas de cenas escolares performatizam e inventam sujeitos em constantes movimentos de fuga. Mediante experiências docentes e caderno de anotações do cotidiano escolar, inventa-se uma problematização para movimentar algumas pistas e embaralhá-las: como as práticas educativas de cenas escolares performatizam e inventam sujeitos em constantes movimentos de fuga? Constrói-se como materialidade as cenas escolares, a partir de atas escolares, inventando episódios (práticas de produção de sujeitos) que dão visibilidade ao alargamento de discursos sobre corpos-estudantes, um corpo-outro: [i]móvel, (in)disciplinar, (in)capturável e (in)corrigível. Entre os Episódios, mobilizam-se movimentos de fuga, constituindo a tese: as práticas educativas e a escola, atravessadas por outras visibilidades, produzem sujeitos como corpos-resistência que provocam fugas-borramentos nos modos de ser/fazer uma escola outra. A tese pode ser detalhada mediante a invenção de práticas educativas capazes de, em outro discurso acerca de sujeitos-corpos, dar visibilidade a corpos-resistência, os quais possibilitam, com suas performances, constantes movimentos de fugas-borramentos. Os corpos-resistência acenam para outras disputas nas relações de força, de modo a rever as próprias práticas educativas e a possibilidade de uma escola outra, deslizando a produção de sujeito para um corpo-outro, em performance de um corpo-poder-resistência-saber.por
dc.contributor.advisor1Possa, Leandra Bôer
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1050405469171971por
dc.contributor.advisor-co1Costa, Joacir Marques da
dc.contributor.referee1Kehler, Gabriel dos Santos
dc.contributor.referee2Segat, Taciana
dc.contributor.referee3Noya, Carolina Pereira
dc.contributor.referee4Bridi, Fabiana Romano de Souza
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0704821040372884por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International