Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Camila Borges dos
dc.creatorBeber, Marcos Lima
dc.date.accessioned2024-01-24T12:18:13Z
dc.date.available2024-01-24T12:18:13Z
dc.date.issued2023
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31241
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.titleEncontrando brechas: a apreciação teatral como possibilidade para a experiência estéticapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoEste trabalho compartilha os processos criativos e teóricos desenvolvidos nos semestres 7 e 8 do curso de Artes Cênicas – Bacharelado em Direção Teatral da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sob a orientação da professora Camila Borges dos Santos. O projeto engloba dois semestres, culminando na criação e apresentação de um espetáculo cênico entre março e dezembro de 2023. A pesquisa busca responder à questão "Quem e como é forjada a experiência artística do adolescente?" e reflete sobre as estratégias para abordar esse questionamento. O espetáculo, estruturado com temáticas atuais, visa proporcionar uma experiência teatral a adolescentes de 11 a 14 anos. Exploro o conceito de experiência estética, especificamente no teatro, com base em Nadja Hermann e Flávio Desgranges, visando entender como ela pode ser promovida nesse grupo durante a apreciação teatral. A pesquisa justifica-se pela relevância da experiência estética no desenvolvimento humano, conforme conceituado por Hermann (2010). A metodologia envolve ensaios práticos a partir da criação de uma dramaturgia, desenvolvida pelo diretor e pelas atrizes, explorando partituras de cenas para criar o espetáculo. Os resultados, foram discutidos com a faixa etária escolhida, promovendo um diálogo potente. A temática também é relevante para o contexto escolar, enriquecendo a educação cultural e artística dos alunos. A experiência estética revelou-se uma semente que germinou nas mentes desses jovens, destacando não apenas a compreensão teórica, mas sua internalização na prática. A peça tornou-se um espelho sensível de suas experiências, influenciando a forma como percebem e interagem com o mundo. A confirmação da existência da experiência estética no grupo celebra não apenas o esforço artístico, mas a capacidade do teatro de transcender o palco e impactar a vivência humana, revelando-se um veículo poderoso para a construção de significado.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples