O movimento no corpo pela atenção: os desdobramentos no processo criativo da atriz
Resumo
A presente pesquisa e relatório de experiência tratam-se do Trabalho de Conclusão de Curso no
Bacharelado em Artes Cênicas – Interpretação Teatral na UFSM, que teve início em março de
2023 e finaliza em dezembro de 2023 com a defesa deste trabalho. A pesquisa debruçou-se
sobre o estudo da atenção e do devir consciente relacionados com o processo de criação de um
espetáculo coletivo, no que diz respeito à investigação da relação sensível entre a atenção, o
movimento no corpo e o processo criativo da atriz na cena contracenada. A atenção
mencionada, trata-se da vivência da atriz com a atenção não cotidiana experimentada nas
práticas pessoais de Yoga e de Tai Chi Chuan. Para a criação das cenas do espetáculo buscouse
a desautomatização da atenção com o intuito de tomar consciência do movimento e
compreender os possíveis devires que dele podem emergir. Essa pesquisa concerne na
experiência, a partir do conceito do filósofo Jorge Larrosa, relacionada com os conceitos de
atenção e de devir consciente, vistos em Virginia Kastrup, psicóloga e pesquisadora no campo
da cognição, e dos conceitos de presença e de duração da filósofa e bailarina francesa Marie
Bardet.