Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDal Forno, Adriana
dc.creatorLima, Luana Oliveira de
dc.date.accessioned2024-01-24T12:27:47Z
dc.date.available2024-01-24T12:27:47Z
dc.date.issued2023
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31244
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.titleO movimento no corpo pela atenção: os desdobramentos no processo criativo da atrizpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoA presente pesquisa e relatório de experiência tratam-se do Trabalho de Conclusão de Curso no Bacharelado em Artes Cênicas – Interpretação Teatral na UFSM, que teve início em março de 2023 e finaliza em dezembro de 2023 com a defesa deste trabalho. A pesquisa debruçou-se sobre o estudo da atenção e do devir consciente relacionados com o processo de criação de um espetáculo coletivo, no que diz respeito à investigação da relação sensível entre a atenção, o movimento no corpo e o processo criativo da atriz na cena contracenada. A atenção mencionada, trata-se da vivência da atriz com a atenção não cotidiana experimentada nas práticas pessoais de Yoga e de Tai Chi Chuan. Para a criação das cenas do espetáculo buscouse a desautomatização da atenção com o intuito de tomar consciência do movimento e compreender os possíveis devires que dele podem emergir. Essa pesquisa concerne na experiência, a partir do conceito do filósofo Jorge Larrosa, relacionada com os conceitos de atenção e de devir consciente, vistos em Virginia Kastrup, psicóloga e pesquisadora no campo da cognição, e dos conceitos de presença e de duração da filósofa e bailarina francesa Marie Bardet.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples