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dc.contributor.advisorDal Forno, Adriana
dc.creatorFerrão, Rafaella Menezes
dc.date.accessioned2024-01-24T12:31:54Z
dc.date.available2024-01-24T12:31:54Z
dc.date.issued2023
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31247
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.titleO fluxo de esforços: do movimento à cena teatralpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoO projeto de conclusão de curso intitulado “O FLUXO DE ESFORÇOS: DO MOVIMENTO À CENA TEATRAL” teve como objetivo investigar o fluxo de intenções, vontades, forças e desejos que se manifestam nos movimentos do corpo como potência de criação e catalisadores do estado de presença no trabalho da atriz e na elaboração da cena teatral contracenada. O curso desta pesquisa contou com o compartilhamento público do espetáculo “Humanacarne” que foi apresentado no Teatro Caixa Preta, na Universidade Federal de Santa Maria, sendo desenvolvido por meio de propostas colaborativas a partir de pesquisas individuais de outras duas atrizes (Luana Oliveira de Lima e Luiza Ismael da Costa). Buscou-se investigar os impulsos formadores dos movimentos expressivos a partir do conceito de esforço e suas implicações por meio das variações qualitativas dos fatores do movimento (Peso, Tempo, Espaço e Fluxo), do pedagogo e coreógrafo alemão Rudolf Laban. Dessa forma, utilizou-se do estudo de introspecção somática do psicólogo e filósofo William James, como estratégia investigativa de percepção do corpo e observação dos movimentos internos, a fim de identificar os esforços nos acontecimentos da cena. Os conceitos “instante consciente” e “percepçãotestemunha” da pesquisadora Laurence Louppe foram utilizados como forma de canalizar o entendimento sobre o esforço como catalisador da presença cênica no trabalho da atriz. Por fim, a experiência do processo de criação desenvolveu-se por meio do relatório reflexivo do processo, no curso de observação dos impulsos e de suas transformações ao decorrer dos ensaios até o compartilhamento, contribuindo para a formação acadêmica da atriz pesquisadora.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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