dc.contributor.advisor | Miorando, Tânia Micheline | |
dc.creator | Santos, Aline Silva | |
dc.date.accessioned | 2024-01-24T12:35:12Z | |
dc.date.available | 2024-01-24T12:35:12Z | |
dc.date.issued | 2023-12-14 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31250 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | This work is the result of a restlessness in my search for knowledge during the Undergraduate course in Special Education - Daytime, at the Federal University of Santa Maria (UFSM) and was born with the intention of generating a reflection on the paths taken by students who enter in the Special Education course. The work was prepared with the aim of providing a humanized look at the academic journey, contributing to a deeper understanding of the processes experienced as a student. I seek theoretical support in Josso (2004), who addresses the Training Narratives, in Freire (2003) and Hernández (2023), who treat the subjects' experiences as an
instrument of learning, defending a disobedient pedagogy that aims to provide the subject with a new way to feel, perceive, see and be part of the world. The methodology of this study was built from photographs recorded within the Federal University of Santa Maria that generated memories and represent my experiences at the institution that were fundamental to my training. As a result, I present the new directions I had within the University when crossed by the unexpected movements of learning that permeate beyond the walls of the classroom | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Processos de formação | por |
dc.subject | Movimentos da aprendizagem | por |
dc.subject | Educação Especial | por |
dc.subject | Memórias | por |
dc.subject | Training processes | eng |
dc.subject | Learning movements | eng |
dc.subject | Special Education | eng |
dc.subject | Memoirs | eng |
dc.title | Caminhos percorridos: uma narrativa dos processos de formação na Educação Especial | por |
dc.title.alternative | Paths taken: a narrative of Special Education training processes | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho é resultado de uma inquietação na minha busca pelo conhecimento durante o curso de Graduação em Educação Especial - Diurno, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e nasce com a intenção de gerar uma reflexão acerca dos caminhos percorridos pelas estudantes que ingressam no curso de Educação Especial. O trabalho foi elaborado com o objetivo de fornecer um olhar humanizado em relação à jornada acadêmica, contribuindo para uma compreensão mais aprofundada dos processos experimentados enquanto discente. Busco um amparo teórico em Josso (2004), que aborda as Narrativas de Formação, em Freire (2003) e Hernández (2023), que tratam as vivências dos sujeitos como um instrumento do aprender, defendendo uma pedagogia desobediente que visa proporcionar ao sujeito um novo modo de sentir, perceber, ver e fazer parte do mundo. A metodologia deste estudo foi construída a partir de fotografias registradas dentro da Universidade Federal de Santa Maria, que geraram memórias e representam as minhas experiências vivenciadas na instituição, que foram fundamentais para a minha formação. Como resultado, apresento os novos direcionamentos que tive dentro da Universidade ao ser atravessada pelos movimentos inesperados da aprendizagem que permeiam para além das paredes da sala de aula. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |