Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMiorando, Tânia Micheline
dc.creatorSantos, Aline Silva
dc.date.accessioned2024-01-24T12:35:12Z
dc.date.available2024-01-24T12:35:12Z
dc.date.issued2023-12-14
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31250
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2023.por
dc.description.abstractThis work is the result of a restlessness in my search for knowledge during the Undergraduate course in Special Education - Daytime, at the Federal University of Santa Maria (UFSM) and was born with the intention of generating a reflection on the paths taken by students who enter in the Special Education course. The work was prepared with the aim of providing a humanized look at the academic journey, contributing to a deeper understanding of the processes experienced as a student. I seek theoretical support in Josso (2004), who addresses the Training Narratives, in Freire (2003) and Hernández (2023), who treat the subjects' experiences as an instrument of learning, defending a disobedient pedagogy that aims to provide the subject with a new way to feel, perceive, see and be part of the world. The methodology of this study was built from photographs recorded within the Federal University of Santa Maria that generated memories and represent my experiences at the institution that were fundamental to my training. As a result, I present the new directions I had within the University when crossed by the unexpected movements of learning that permeate beyond the walls of the classroomeng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProcessos de formaçãopor
dc.subjectMovimentos da aprendizagempor
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectMemóriaspor
dc.subjectTraining processeseng
dc.subjectLearning movementseng
dc.subjectSpecial Educationeng
dc.subjectMemoirseng
dc.titleCaminhos percorridos: uma narrativa dos processos de formação na Educação Especialpor
dc.title.alternativePaths taken: a narrative of Special Education training processeseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Educação Especial - Licenciatura Plenapor
dc.description.resumoO presente trabalho é resultado de uma inquietação na minha busca pelo conhecimento durante o curso de Graduação em Educação Especial - Diurno, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e nasce com a intenção de gerar uma reflexão acerca dos caminhos percorridos pelas estudantes que ingressam no curso de Educação Especial. O trabalho foi elaborado com o objetivo de fornecer um olhar humanizado em relação à jornada acadêmica, contribuindo para uma compreensão mais aprofundada dos processos experimentados enquanto discente. Busco um amparo teórico em Josso (2004), que aborda as Narrativas de Formação, em Freire (2003) e Hernández (2023), que tratam as vivências dos sujeitos como um instrumento do aprender, defendendo uma pedagogia desobediente que visa proporcionar ao sujeito um novo modo de sentir, perceber, ver e fazer parte do mundo. A metodologia deste estudo foi construída a partir de fotografias registradas dentro da Universidade Federal de Santa Maria, que geraram memórias e representam as minhas experiências vivenciadas na instituição, que foram fundamentais para a minha formação. Como resultado, apresento os novos direcionamentos que tive dentro da Universidade ao ser atravessada pelos movimentos inesperados da aprendizagem que permeiam para além das paredes da sala de aula.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto