Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMunhoz, Maria Alcione
dc.creatorChaves, Rafaela
dc.date.accessioned2024-01-24T12:35:19Z
dc.date.available2024-01-24T12:35:19Z
dc.date.issued2023-12-15
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31251
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2023.por
dc.description.abstractThe present work aims to investigate the use of the computer as a teaching tool for illiterate students with intellectual disabilities. This is a bibliographical research using theoretical references analyzed and published in books, scientific articles, dissertations, theses and course completion works. The work provides a brief historical contextualization of the use of technology in education and special education, with an emphasis on the computer as a teaching tool, bringing comparisons with the last five years and focusing on literacy for students with intellectual disabilities. Nine materials were selected, including journal articles and course conclusion articles, but only six were discussed throughout the work. The text also discusses the benefits of using computers in the education of these students, how teachers can adapt activities, and the challenges that may arise when implementing the use of this resource in specialized educational services.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectComputadorpor
dc.subjectDeficiência Intelectualpor
dc.subjectFerramenta de Ensinopor
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectComputereng
dc.subjectIntellectual Disabilityeng
dc.subjectTeaching Tooleng
dc.titleO uso do computador como ferramenta de ensino para alunos(as) com deficiência Intelectual não alfabetizadospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Educação Especial - Licenciatura Plenapor
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo investigar o uso do computador como ferramenta de ensino para alunos com deficiência intelectual não alfabetizados. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica utilizando referências teóricas analisadas e publicadas em livros, artigos científicos, dissertações, teses e trabalhos de conclusão de curso. O trabalho traz uma breve contextualização histórica do uso da tecnologia na educação e na educação especial, com ênfase no computador como ferramenta de ensino, trazendo comparações com os últimos cinco anos e focando na alfabetização de alunos com deficiência intelectual. Nove materiais foram selecionados incluindo artigos de periódicos e artigos de conclusão de curso, mas somente seis foram discutidos ao longo do trabalho. O texto também discute os benefícios de utilizar o computador na educação desses alunos, como os professores podem adaptar atividades, e os desafios que podem surgir na implementação do uso desse recurso no atendimento educacional especializado.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto